Copo de 3: PROVA de vinhos Gregos

12 abril 2005

PROVA de vinhos Gregos

Foi para mim uma grande novidade, o provar vinhos da Grécia, pois é sempre com entusiasmo que se tem contacto com vinhos de outros países, o conhecer outras castas outras ideias de fazer vinho... Fui juntamente com o amigo Tiago fomos servidos por uma simpática Grega que o mais que fazia era sorrir, pois falar Português nem pensar e Inglês muito menos...
Foram provados vinhos do Produtor Kechri, 2 brancos e 1 tinto.

Syllogi Sauvignon Blanc 2003 - Este vinho mostrou uma côr amarela muito pálida , com estágio em inox, no nariz algumas notas de fruta verde, melão e limão. Na boca mostrou-se seco e pouco interessante, talvez a temperatura de serviço não tenha sido a melhor, mas pelo provado não convenceu muito. Temos melhor por Portugal.

Proteios 2003 Roditis Branco 11.5% - Vinho elaborado com domínio da casta Roditis e da casta Zoumiatis, agora sim já é um olhar atento a castas desconhecidas.
Mais um vinho muito esbatido em côr com toques esverdeados, mostrou um nariz com alguma fruta onde se destaca pêra e maçã verde. Na boca mostrou-se fresco, um vinho interessante pelo que mais não seja, ter conhecido as castas.

Xynomavro 2003 Tinto - Vinho elaborado pelas castas Xinomavro e um pouco de Negoska.
Interessante logo pela côr apresentada, uns tons cebola que mais parecia o vinho ter anos em cima ou então estar completamente oxidado. Afinal era mesmo assim, pois tal tonalidade deve-se às castas, estamos sempre a aprender.
No nariz tinha toques de fruta, ameixas, amoras, tudo em passa... Depois na boca mostrou-se com muito corpo, a saber a terra molhada... enfim algo agreste e que sai fora dos meus gostos.

Gostei desta prova, porque tive contacto com outros vinhos vindos lá de fora, mas para o meu gosto gosto muito mais dos nossos.

Sem comentários:

 
Powered By Blogger Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 2.5 Portugal License.