Copo de 3: Como provar um vinho I

27 maio 2005

Como provar um vinho I

Muita gente pensa, ai isso de provar um vinho é uma mariquice, eu gosto é de o beber... se faz parte desse grupo por favor não leia este texto pois pode ficar seriamente baralhado.

Para se iniciar neste mundo da prova, é muito fácil, basta comprar uma garrafa de vinho e ter em casa um conjunto de copos, não esses em que está a pensar não servem é melhor daqueles de pé alto e grandes... se quiser pode ir ao Continente e na parte dos copos encontra facilmente, normalmente os melhores e que dão para mais tipo de vinho são os de tulipa fechada, imagine uma tulipa, transforme a flor num copo e pronto são esses mesmo, e por 4 euros até compra dois.

Abre o vinho, serve para o copo, e agora ? O primeiro passo da prova é muito importante, observar o vinho, ver a sua cor, o seu brilho, a sua viscosidade... Apenas com o olhar podemos tirar muitas conclusões, até mesmo ver se o vinho é velho/novo para isso basta observar aquilo a que se chama bordo/unha/anel do copo e verificar a presença ou não da cor tijolo (apenas para os vinhos tintos) a qual indica a evolução de um vinho, se é de clima quente ou frio, pouco ou muito concentrado isso também se pode descobrir apenas com um olhar atento.

Para tal basta pegar no copo já servido e nunca cheio, até menos de metade fica muito bem... pronto, agora agite o copo e observe em contra luz a intensidade do vinho e a sua cor, para ter uma ideia mais concreta pode seguir esta tabela, com a prática vai ver que é bastante fácil...

Resolvi também colocar dois exemplos das principais tonalidades que se costumam referenciar nos vinhos tintos, a tonalidade ruby e a tonalidade granada, que por vezes podem causar algumas confusões:

No primeiro caso a tonalidade é granada e no segundo caso a tonalidade é ruby, podendo obviamente a variação ser mais clara ou mais escura, tendo em conta também a concentração do vinho.

Bem boa sorte e encontramos no ponto dois...

6 comentários:

Anónimo disse...

Excelentes dicas... Obrigado

Anónimo disse...

O deus Baco é sempre uma surpresa.
Aqui está um blog para quem gosta de apreciar as coisas boas da vida. Tinto ou branco e até rosé é bebido conforme o gosto independentemente do momento, da refeição e até por vezes da idade.
Um bom vinho ( de preferência português) sabe bem e reconforta a alma a alma.
Parabéns João Carvalho pelo seu trabalho.

Brites disse...

Excelente Blog!
Sempre gostei de saber escolher e apreciar um bom vinho, pese embora ao segundo cálice já ficar ensonada. Mas, muito sinceramente, acho que a comida bem feita e um bom vinho é do que a vida tem de melhor.
Muito obrigada pelos conselhos que nos dá!
Virei mais vezes.

Anónimo disse...

Parabéns pela informação disponibilizada! :)

Anónimo disse...

Gostei muito.
Diga-me sff: a aprtir do anel laranja como deduzo se o vinho é mais ou menos velho e se é mais ou menos corpulento.
Obdo.
António Santiago.

João de Carvalho disse...

Caro António Santiago

Pelo anel laranja podemos ter uma indicação do estado de evolução do vinho. Ou seja, pela intensidade e pelo seu nível de percepção, quanto maior seja a presença de um rebordo laranja maior o nível de evolução num vinho.

Não tenho noção de poder ter a noção da corpulência de um vinho pela tonalidade do seu rebordo. Talvez se queira referir à densidade da lágrima, o que pode indicar consoante a sua persistência, a quantidade de álcool de um vinho.

 
Powered By Blogger Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 2.5 Portugal License.