Copo de 3: PROVA Ana Viera Pinto VQPRD 2002 e 2003

12 setembro 2005

PROVA Ana Viera Pinto VQPRD 2002 e 2003

Provados dois VQPRD tintos de anos diferentes, deste produtor da zona de Borba, em questão um 2002 e um 2003, ambos elaborados com as castas Aragonês, Trincadeira e Alicante Bouschet.
O primeiro vinho de 2002, apresentou-se com 12,5%
Tem uma tonalidade granada, com um ligeiro toque tijolo que mostra já alguma evolução.
No nariz consegue mostrar notas de fruta madura, ligeira compota, aromas vegetais, num conjunto fácil e curto.
Na boca, entrada frutada, com compota, fumo, vegetal, mostrou-se com um corpo mediano aliado a uma adstrigência que sai fora do contexto. Nota de licôr no fundo, com lembrança de álcool a incomodar durante a prova. Persistência final média/curta.
13


O vinho de 2003, apresentou-se com 13%
Com tonalidade granada, no nariz já se mostrou bem diferente do seu irmão mais velho. Entrada com fruta vermelha e negra bem madura e com alguma compota, de melhor qualidade, mais intensa, aromas vegetais e ligeiro floral, vinho que se nota mais quente e mais concentrado.
Na boca, mostrou-se mais vinho, algo mais encorpado, com melhor ligação do álcool com o restante conjunto de notas frutadas, com vegetal e algum químico.
Ligeira adstrigência e acidez que dá um pouco de frescura a um conjunto que se mostra igual a tantos outros, bem maduro e afinado com persistência final média/curta.
14

Sem comentários:

 
Powered By Blogger Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 2.5 Portugal License.