Copo de 3: PROVA Monte da Peceguina 2004

19 abril 2006

PROVA Monte da Peceguina 2004

Nas terras quentes de Beja, mais propriamente da Albernoa situa-se o badalado produtor Herdade da Malhadinha Nova.
Depois de um Monte da Peceguina 2003 que teve grande sucesso e foi responsável pela apresentação deste produtor no mercado, é agora tempo de prova a nova colheita 2004 elaborada a partir das castas Syrah, Trincadeira, Aragonês e Alicante Bouschet com estágio parcial de 5 meses em barricas de carvalho francês e americano. Tonalidade ruby escuro e com 13,5% de grau.
Apresenta-se no nariz com fruta de boa intensidade (amora, frambuesa, morango, ameixa madura) em companhia de floral e leve vegetal em conjunto com algum balsâmico, a madeira nota-se um pouco com algumas notas de fumo e baunilha que se juntam muito bem ao restante conjunto.
Na boca mostra corpo médio, fresco com fruta presente, ligeiro café, boa prova de boca bem elegante, redondo e a encher a boca tudo muito afinado e apelativo.
A mostrar-se mais uma vez um valor seguro, muito bem feito e com perfil muito apelativo, com um preço de 8,60€ a mostrar boa relação preço/qualidade.
15,5

2 comentários:

Pedro Sousa (PT) disse...

Acompanhou lindamente uma churrascada de entrecosto e entremeada em Beringel. Não conhecia este vinho, mas já tinha ouvido falar muito bem. Comprovou-se!!!

filipe sousa disse...

Também participei nessa refeição. Bom vinho, embora tenha preferido o de 2003. No entanto, confirma-se que tudo o que surge da casa Malhadinha Nova é feito com esmero e a pensar na qualidade, desde os vários vinhos, até às visitas que proporcionam, passando pelas fartas e excelentes refeições que por lá se comem, mediante marcação prévia.
Nesta última passagem pelo blog, constatei que há de momento vários vinhos provados produzidos no concelho de Beja: Malhadinha Nova, Santa Vitória e Herdade da Figueirinha. Como residente neste concelho, embora de lá não sendo natural, não deixa de ser, para mim, motivo de orgulho. Beja, que nem consta do mapa das regiões vitivinícolas clássicas do país...

 
Powered By Blogger Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 2.5 Portugal License.