Copo de 3: PROVA Quinta da Garrida Touriga Nacional 2001

17 abril 2006

PROVA Quinta da Garrida Touriga Nacional 2001

Das terras do Dão, desde Vila Nova de Tazém do produtor Caves Aliança pelas mãos dos enólogos Francisco Antunes e Pascal Chatonnet sai este Quinta da Garrida Touriga Nacional 2001, do qual foram produzidas 31,157 garrafas, tendo o vinho estagiado 12 meses em barricas de carvalho francês e russo, apresenta tonalidade granada escuro de concentração média/alta e 13% de álcool.

No nariz tem boa intensidade aromática com fruta em compota juntamente com aromas a baunilha, ligeiro toffe a mostrar uma boa ligação entre fruta e madeira, acompanha com floral e algum vegetal evoluindo para toque de caramelo, café, fumo e um fundo balsâmico, tudo muito bem colocado sem excessos e muito afinado.

Na boca tem corpo médio com fruta madura, compota, café torrado com frescura presente e agradável num conjunto equilibrado, harmonioso em final balsâmico a mostrar persistência final média/alta.

Mostra-se em forma este Touriga que dá uma bela prova neste momento, muito bem o equilibrio entre fruta e madeira como também entre nariz e boca... um vinho com o cunho das Caves Aliança que merece uma prova atenta, com um preço aproximado dos 9€ a revelar-se muito bom para a qualidade apresentada. 17

2 comentários:

frexou disse...

Nunca tinha ouvido falado de carvalho russo!
Podes dizer-me qual a caracteristica principal que esse estágio transporta para o vinho?
Penso que o Francês dá elegância e perfil ao vinho, enquanto que o Americano lhe transfere austeridade e boa agressividade. Correcto?
E o russo? Difere muito?
Se estou errado corrige-me!

Copo de 3 disse...

O Carvalho Russo transfere sabores mais intensos que o Carvalho Francês, mas com um perfil muito similar apesar de não ser tão suave.

Como curiosidade referir que a Russia é um dos maiores senão o maior depósito mundial de madeira de carvalho.

Para melhor esclareceres as tuas duvidas recomendo que visites o link
http://copod3.blogspot.com/2005/11/barricas-uma-questo-de-madeira.html

 
Powered By Blogger Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 2.5 Portugal License.