Copo de 3: PROVA Sexy 2004

07 maio 2006

PROVA Sexy 2004

Novo produtor no Alentejo sediado em Vimieiro (perto de Estremoz), Fita Preta Vinhos é o resultado de uma sociedade estabelecida entre dois consultores da indústria vitivinícola nacional, o ascendente jovem enólogo António Moita Maçanita e o reputado viticultor David Booth.
Não possuindo as suas próprias vinhas ou adega, a Fita Preta Vinhos selecciona e avalia uma série de vinhas em todo o Alentejo escolhendo as que mais se adaptam ao perfil dos seus vinhos, alugando espaços nas mais prestigiadas adegas do Alentejo onde os seus vinhos são elaborados.
Em prova temos o Sexy 2004, o vinho de entrada de gama, com preço recomendado de 6,90€.
Em vinhas situadas por terras de Fronteira e Évora foram escolhidas as castas Cabernet Sauvignon, Aragonês e Touriga Nacional com estágio de 30% do vinho em barricas de carvalho francês grão fino, tosta média + e o restante em cuba de inox, dando origem a um vinho com 13,5% do qual foram feitas 17.000 garrafas.
Tonalidade ruby com concentração mediana, mostra uma entrada no nariz muito frutada (amora, framboesa) acompanhada de ligeira baunilha, fresco, com ligeiro toque vegetal que não chega a incomodar, ligeira especiaria com algum fumo no fundo.
Na boca mostrou-se com corpo suave, ligeiro na passagem de boca com fruta presente, harmonia de conjunto com final ligeiro e de persistência algo curta.
Um vinho que apesar do nome não chega a seduzir, vale mais como curiosidade e pela apresentação do que a qualidade do vinho, que mostra um preço algo elevado.
14

4 comentários:

Rodrigo Anciães Ferreira disse...

não podia discordar mais da sua pobre análise

João de Carvalho disse...

Gosto sempre de observar que os gostos pessoais variam de pessoa para pessoa.

Caro Rodrigo, não esquecer que este vinho foi provado faz mais de um ano, e provado agora implica que esteja diferente.

Anónimo disse...

Provei este a uns tempos penso que era esta ano.... e gostei mt...

provei este fim de semana o sexy 2006 mt bom.... este vinho é uma boa compra

dcazores disse...

tenho bebido este vinho sempre que tem aparecido, realmente, não tenho reparado para o ano. Mas os que bebi eram muito bons.
Ao início senti algum preconceito pela escolha do nome, mas vale a pena.

 
Powered By Blogger Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 2.5 Portugal License.