Copo de 3: PROVA Castello D´Alba Reserva Branco 2005

24 julho 2006

PROVA Castello D´Alba Reserva Branco 2005

Castello D´Alba Reserva Branco 2005
Castas: tradicionais do Douro - Estágio:
carvalho americano e francês com battonage durante 5 meses - 14% Vol.

Bonita tonalidade amarelo citrino com leve dourado
Nariz a mostrar boa intensidade, com baunilha e fruta madura tropical (maracujá, ananás) e algum citrino (limão, laranja) bem presente em boa parceria com alguma untuosidade, ligeiro amanteigado, notas de frutos secos, com notas de aroma floral que se junta com um ligeiro mineral de fundo. Fresco e apelativo.
Boca a mostrar bom corpo, com boa concentração, fruta bem presente, redondo e afinado, acidez a dar boa dose de frescura ao vinho, numa boa ligação com a madeira, mostra equilibrio entre boca e nariz, ligeiro mineral no final, conjunto muito bem conseguido com final de boca de persistência longa.

Nos tempos mais quentes a prova de vinhos tende quase sempre para vinhos brancos e rosés, talvez por serem mais apelativos e obviamente por serem servidos e bebidos frescos, este vinho elaborado pela VDS é um bom exemplo disso. O preço mais uma vez é uma bela surpresa, a rondar os 5€ no Continente, um vinho que tem tudo para ser uma bela companhia para este Verão e com um pé no Outono, que se mostrou uns furos acima do Reserva 2004.
16,5

10 comentários:

VinhoDaCasa disse...

Epá isso é uma surpresa bem positiva!
Se o 2004 já era o que era para o preço apresentado!

Estou ainda mais curioso por este 2005!

E já baixou pra 14%

Os 14,5% do ano passado eram perigosos...

Anónimo disse...

Lá está este cromo a meter o bedelho onde não é chamado. Que cromo, chiça...

João de Carvalho disse...

Caro Frexou os 14% deste também são para levar a sério, a verdade é que gostei mais deste 2005 do que o anterior.
A prova do Vinhas Velhas fica também prometida.

Estamos a subir a qualidade dos nossos brancos e isso é louvável, e este é um bom exemplo disso.

Caro Anonimo já conhece este vinho, já provou ? O que achou ?

Anónimo disse...

Sim. Continua um belo branco, como já estamos habituados nos Castelo D'Alba. O álcool continua presente, não se notando diferença. Só é pena o vedante usado.

João de Carvalho disse...

Tenho seguido com alguma atenção estes vinhos desde a colheita de 2003, os resultados digamos têm sido muito animadores, sendo que 2003 melhor que 2004 mas 2005 está no nível de 2003 ou até mesmo um pouco superior.

Pois os ditos 14% não se notam muito, mas estão lá...

Quanto ao vedante, bem a rolha é das sintéticas, nisto até seria melhor uma ScrewCap do que o derivado do petróleo, salvo erro foi a Sra. Jancis Robinson que veio pedir aos produtores para não colocarem rolhas destas nas garrafas.

Anónimo disse...

Quando é que sai a Revista de Vinhos de Julho? Em Agosto? :-)))

João de Carvalho disse...

Seria mais correcto perguntar a outra pessoa pois eu não lhe sei responder.

Também eu estou à espera da Revist Especial e do vinho que a comemora... :)

Anónimo disse...

acompanhou lindamente um melao c\ presunto, e assiguir uns queijinhos.Realmente o vedante é que não tem a haver com nada, ou sou eu que sou muito obtuso, mas ao abrir a garrafa psicológicamente afecta-me...

Paulo Pacheco disse...

Ao falar comum responsavel da casa, ele informou-me que a rolha usada até é mais cara que algumas de cortiça... mas não lhe perdem 5 % de vinho engarrafado...

grande vinho!

Anónimo disse...

Exmos. Senhores,
Sou um apreciador de relação preço qualidade em termos de vinhos, lamento que ainda existam pessoas que são influenciadas na sua prova pelo vedante usado nas garrafas de vidro! Penso que de facto devemos ter em conta e só o que está dentro das garrafas.
Que me lembro o leite vigor estava em garrafa, agora em tetra-pak, a qualidade subiu ou desceu? Se tiverem tempo para palermices continuem a discutir estes assuntos, se não gastem-no a provar vinhos!

 
Powered By Blogger Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 2.5 Portugal License.