Copo de 3: PROVA Conde D´Ervideira Reserva 2000

09 outubro 2006

PROVA Conde D´Ervideira Reserva 2000

Situada na zona de Reguengos de Monsaraz, mais propriamente na Vendinha, a Sociedade Agricola Ribeira da Ervideira surgiu no mercado com a colheita de 1998, com o primeiro Terras D´Ervideira, em 1999 surge o primeiro varietal desta casa, o Touriga Nacional, em 2000 o primeiro Reserva, que aqui se encontra em prova.

Conde D´Ervideira Reserva 2000
Castas: Aragonês, Trincadeira, Alicante Bouschet e Cabernet Sauvignon - Estágio: 8 meses em barricas novas, mínimo de 1 ano em garrafa - 13% Vol.

Tonalidade granada escuro de média/alta concentração, com ligeiro rebordo laranja.
Nariz a mostrar uma boa intensidade aromática, mostra inicialmente um rasgo vegetal que abre para aromas de fruto bem maduro, sensação de compotas já presentes em conjunto com notas de baunilha, um toque ligeiro de especiarias em nuance torrada complementam o vinho, tudo bem ligado e afinado com leve balsâmico a dar uma frescura no conjunto, onde o carácter vegetal parece ter gosto em se mostrar.
Boca com boa estrutura, fruta presente, compota, fresco com vegetal presente, especiado, final de boca médio/longo com o balsâmico a marcar leve presença, tudo num conjunto onde a elegância e alguma simplicidade de conjunto se conjugam, com ligeira ponta de álcool no final de boca.

Em conclusão o vinho mostra-se em forma, mas não justifica muito mais guarda, sendo um vinho que ganha em ser consumido nos primeiros anos de vida. Para breve a prova do Reserva 2001.
16

7 comentários:

NOG disse...

João, não percebo bem... o vinho é paea guarda ou ganha em ser consumido nos primeiros anos de vida?

Um grande abraço,

N.

João de Carvalho disse...

Agora é que reparei, por omissão no texto faltava lá um não...

Mas já está alterado.

Já agora, já provaste algum dos Reserva desta casa ? O que tens a dizer ?

NOG disse...

Por acaso já provei um de uma colheita que não me lembro (devia ser mais antigo de 2000, pois o rótulo era diferente, com uma imagem mais "old fashion").
Gostei bastante. Tenho, aliás, uma óptima imagem deste produtor (sobretufo nos brancos). Só me falta provar o espumante... que dizem ser bem bom.

João de Carvalho disse...

O do rótulo diferente não terá sido o Ervideira 1999 ?

NOG disse...

Devia ser. Mas estou bastante certo que era um topo de gama da marca (lembro-me também que a forma da garrafa era diferente, menos esguia na parte de baixo).

João de Carvalho disse...

Está aqui algo a desvendar, tenha a impressão que o primeiro Reserva desta casa foi o 2000.
Não terás provado outro vinho deles ? o Garrafeira apesar de ser recente tem o tal rótulo old fashion...

NOG disse...

ah... é isso mesmo. Foi um Conde D' Ervideira Garrafeira... Por isso eu disse que era topo, sem saber se era reserva ou garrafeira. Está desvendado. E era bem bom (boa evolução).

 
Powered By Blogger Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 2.5 Portugal License.