Copo de 3: PROVA À QUINTA nº 2 - Vinho de 2002

01 dezembro 2006

PROVA À QUINTA nº 2 - Vinho de 2002

Respondendo ao desafio do Vinho da Casa, apresento o meu vinho do ano de 2002, um vinho em algo especial pois foi o primeiro Touriga Nacional feito pela Coop de Borba, um vinho que teve na Wine Spectator 90 Pontos, com grande relação preço/qualidade na altura da sua saida visto custar 5,60€ na Wine Shop da Cooperativa.
Passado todo este tempo descobri uma garrafa perdida na minha garrafeira, veio mesmo a calhar pensei eu, deixo então a nota de prova:

Adega Cooperativa de Borba Touriga Nacional 2002
Castas: 100% Touriga Nacional - Estágio: 4 meses carvalho francês - 13% Vol.

Tonalidade ruby escuro de concentração média/alta em que apesar da idade não mostra sinais de grande evolução.
Nariz com principio vegetal, leve floral (violeta) seguido de fruta (ameixa e amora) bem madura em ligeira compota, fumo, torrado, aniz e toque de tabaco (caixa de cigarrilhas), suave baunilha e especiaria.
Boca com boa entrada, fresco com acidez ainda presente,macio e suave com fruta presente ainda que leve, torrado, final com leve balsâmico e secura vegetal muito leve, tudo a apontar para um final de boca de persistencia média.

Um vinho que já passou pelo seu melhor momento de forma, apesar de dar uma prova correcta não merece ser guardado por mais tempo, por sorte minha era a última garrafa.
14

PS: O novo desafio foi colocado pelo blog Kronicas Vinicolas, que propôe um vinho da Bairrada em que a casta Baga esteja presente... vamos lá então procurar esses clássicos Bairradinos.

1 comentário:

Anónimo disse...

Sugiro um Quinta dos Cozinheiros da Marinha das Ondas (Figueira da Foz). Provei o ano passado e achei um vinho com boa qualidade levando em conta a casta que é uma das mais dificeis de trabalhar.

 
Powered By Blogger Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 2.5 Portugal License.