Copo de 3: PROVA Vinha de Reis 2004

08 janeiro 2007

PROVA Vinha de Reis 2004

Começando o ano com novidades, eis que das terras do Dão surge um novo produtor, Jorge Reis é o responsável por esta nova marca, Vinha de Reis, situada na Quinta de Reis em Oliveira de Barreiros.
O começo não podia ter sido melhor, a versão 2004 que se encontra no mercado ganhou a medalha de ouro no XLIII concurso da CVRD Os melhores vinhos do Dão no produtor 2004, no contra-rótulo podemos ler «Melhor he experimentá-lo que julgá-lo» Luís de Camões - Lusíadas - Canto IX estrofe LXXXIII, deixemos então o vinho falar:

Vinha de Reis 2004
Castas: Touriga Nacional entre outras - Estágio: Carvalho Allier - 14% Vol.

Tonalidade granada escuro de boa concentração.
Nariz inicialmente com aromas etéreos (laca, verniz) que se dissipam com algum tempo dando lugar a aromas que lembram os lagares de granito, aroma rústico e um pouco pesado, tudo fechado a sete chaves, as notas de madeira estão bem presentes, torrados, cacau, fumo de fundo, a fruta parece andar completamente distraída lá no fundo e não quer nada connosco, a sensação de madeira está bem presente, vinoso e a impor respeito apresentando uma suave brisa fresca.
Boca com corpo bem estruturado e a mostrar-se atlético, forte e musculado, ligeira doçura com a fruta a marcar suave presença, frescura de conjunto, ligeira secura no final, torrados e caramelo escuro, persistência final média/alta.

É um vinho que se encontra ainda fechado e a precisar de tempo para afinar, o que vai sair daqui não se sabe, mas neste momento mais vale esperar. Preço a rondar os 12€. A nota reflecte o que o vinho transmite neste momento e não o que possivelmente vamos encontrar daqui a alguns meses...
15,5

Sem comentários:

 
Powered By Blogger Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 2.5 Portugal License.