Copo de 3: PROVA Vinha de Reis 2005

08 janeiro 2007

PROVA Vinha de Reis 2005

No seguimento do anterior Vinha de Reis, apresento o seu novo sucessor, um vinho que vai entrar para o mercado neste ano e que promete tanto ou mais que o 2004.

Vinha de Reis 2005
Castas: Touriga Nacional 60% Jaen 20% e Tinta Roriz 20% - Estágio: 12 meses Allier - 13,5% Vol.

Tonalidade granada escuro de média concentração.
Nariz com um belo impacto, remete imediatamente para uma fragrância floral de boa intensidade com notas de violetas, malmequer, tudo isto acompanhado de excelente fruta madura (amora, ginja, mirtilos) com ligeira compota que lhe dá uma sensação de doce, a este conjunto bem perfumado juntam-se notas derivadas do estágio em barrica, baunilha, cacau em pó, frutos secos torrados, caramelo de leite, açúcar queimado, tudo bem integrado e em plena harmonia com uma ligeira sensação mineral de fundo.
Boca com boa entrada, bom corpo, frescura bem colocada, fruta madura presente, aveludado e macio, dá prazer durante a prova, algum vegetal presente dá ligeira secura no final que se mostra balsâmico com frutos secos torrados e cacau, persistência final média.

Claramente um vinho diferente da colheita anterior, menos bruto e menos fechado, mais harmonia entre madeira e fruta, a dar uma boa envolvência durante a prova, mas igualmente a beneficiar com um tempo de guarda, quando sair vai dar que falar e obviamente prazer a quem o beber.
16,5

Sem comentários:

 
Powered By Blogger Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 2.5 Portugal License.