Copo de 3: PROVA Basangus 2001

16 fevereiro 2007

PROVA Basangus 2001

Na antiguidade Badajoz era chamada de Basangus ou Terra de Vides, o nome era devido ao vinhedos que já existiam nessa altura, este vinho invoca as memórias antigas e tenta colocar os vinhos da Estremadura Espanhola no Mundo.

Basangus 2001
Castas: 100% Tempranillo - Estágio: 16 meses em depósito e 10 meses carvalho Allier - 14% Vol.

Tonalidade ruby escuro de concentração média/baixa.
Nariz com aroma inicialmente escondido a precisar de algum tempo para acordar, notas de madeira surgem com alguma baunilha, charuto, tudo a mostrar uma complexidade mediana sem grande profundidade, a fruta vermelha com ligeira compota de morango e groselha, aparece em mistura com vegetal/floral de segundo plano, lá no fundo aparece um toque licoroso acompanhado de frescura que envolve todo o conjunto.
Boca com entrada de ligeira doçura, redondo e macio, a revelar uma boa estrutura, capaz de aguentar o vinho de principio ao fim, apesar da sua pouca complexidade em que o perfil é mais pela elegância e suavidade, bela passagem de boca com frescura presente.
Não é pastoso nem enche a boca, apesar de tudo torna-se bastante harmonioso e de finesse entre fruta e madeira, o final é de persistência média.

Sem ser um dos grandes Tempranillos de Espanha, é claramente um dos mais felizes exemplares da Ribera del Guadiana, o preço rondou os 9€ e revela-se uma aposta ganha.
16

2 comentários:

Pedro Sousa P.T. disse...

Nunca menospresar vinhos da vizinha Espanha. Boa relação qualidade preço...

Copo de 3 disse...

Sou um admirador dos vinhos de Espanha... tenho um amigo grande conhecedor que me vai dando a conhecer alguns dos melhores que por lá se podem encontrar.

Neste caso foi-me recomendado este Basangus que é um dos melhores exemplares da D.O. Ribera del Guadiana que digamos, é o patinho feio no que toca a reputação nos vinhos espanhóis.

 
Powered By Blogger Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 2.5 Portugal License.