Copo de 3: PROVA Herdade do Gamito 2004

24 fevereiro 2007

PROVA Herdade do Gamito 2004

Em prova mais uma novidade do Alentejo, desta vez rumamos ao nordeste Alentejano mais propriamente no concelho do Crato, a vila histórica que já foi sede da Ordem de Malta, situando-se a adega bem perto do Mosteiro da Flor da Rosa.
Num total de 24 hectares ficaram instaladas as castas: Aragonez, Trincadeira, Alicante Bouschet, Cabernet Sauvignon, Merlot e Syrah.
O vinho em prova tem o nome da herdade:

Herdade do Gamito 2004
Castas: Aragonez, Trincadeira, Syrah, Cabernet Sauvignon, Merlot e Alicante Bouschet. - Estágio: 8 meses carvalho francês. - 14% Vol.

Tonalidade ruby escuro de média concentração.
Nariz com boa intensidade, fruta bem madura com notas de compota, madeira presente com alguns torrados,baunilha e suave cacau de fundo, fumo e alguma baunilha marcam também presença, em segundo plano algum vegetal e especiaria(apimentado) com floral em fundo, tudo isto com ligeira frescura.
Boca com entrada fresca e de corpo mediano, complexidade média com suave percepção de doçura na entrada de boca, frutado com especiado a juntar-se ao conjunto bem equilibrado, toque vegetal em final de boca que acaba com ligeiro pico balsâmico em fim de persistência média.

Para estreia não está nada mal, mostra-se um vinho melhor em nariz que na prova de boca, perde por isso mesmo em complexidade o que se vai reflectir na nota final, é um vinho que se aproxima um pouco do perfil conhecido de tantos outros vinhos já no mercado, o que pelo preço de cerca de 10€ pode não ajudar muito.
15,5

Sem comentários:

 
Powered By Blogger Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 2.5 Portugal License.