Copo de 3: PROVA Azamor Selected Vines 2004

12 abril 2007

PROVA Azamor Selected Vines 2004

Depois de provados os Azamor 2003 e o Azamor Petit Verdot 2004 chega agora a vez de provar o Selected Vines 2004.
Um vinho cujo nome nos leva a pensar em Colheita Seleccionada, neste caso talvez a pensar na exportação. Curiosamente são vinhos que não costumam aparecer em guias ou revistas da especialidade.

Azamor Selected Vines 2004
Castas: 33% Syrah, 33% Touriga Franca, 19% Alicante Bouschet, 16% Trincadeira - Estágio: 15% em carvalho francês e 15% em americano durante 7 meses, restante em inox. - 14% Vol.

Tonalidade ruby escuro de concentração média/alta.
Nariz inicialmente a revelar um aroma de boa complexidade, frescura aliada ao conjunto com a fruta (ameixa, amora, framboesa) madura em bom destaque, com colherada de compota. Especiarias dançam no fundo acompanhadas pelo ritmo balsâmico, baunilha, cacau e torrado de bom efeito, em segundo plano temos o toque vegetal e leve balsâmico que se liga em harmonia com o restante conjunto em final ligeiramente fumado.
Boca bem estruturada, complexidade média, acidez presente a dar frescura ao vinho durante toda a prova. Redondo e equilibrado na boca, tem bela ligação entre madeira e fruta muito madura, aliada a notas de cacau e torrado. No final mostra um toque balsâmico com ligeira secura vegetal em persistência média/alta.

Um vinho com o cunho da casa bem presente, aquele nervo que liga todos os vinhos entre si, lembra por isso o seu irmão mais novo Azamor 2004. São vinhos que dadas as características da localização das vinhas, conseguem transportar o provador para paragens mais frescas. Com um preço a rondar os 18€ é vinho para beber agora ou para guardar por mais uns tempos, mas que desde já se mostra cativante e com grande nível.
17

2 comentários:

Transparente disse...

Onde é que podemos encontar estes vinhos em Lisboa?

João de Carvalho disse...

Ao que sei o Corte Ingles vende o Azamor dito normal, falta saber se vendem o Petit Verdot e este Selected Vines.

 
Powered By Blogger Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 2.5 Portugal License.