Copo de 3: PROVA Quinta de Cabriz Touriga Nacional 2003

11 abril 2007

PROVA Quinta de Cabriz Touriga Nacional 2003

A casta Touriga Nacional é considerada a rainha das nossas castas, mas é em grande parte graças ao Dão que ganhou a sua mais que merecida fama, sendo nos dias que correm a responsável por alguns dos melhores vinhos que se fazem em Portugal.

É da Quinta de Cabriz, pertencente ao gigante Dão Sul que nos sai este varietal Touriga Nacional, um vinho que já tinha sido provado pelo Copo de 3 no ano passado.
É sempre bom e bastante útil, tornar a provar um vinho, permite saber o estado em que se encontra, como foi a sua evolução com o passar do tempo... e obviamente que quem tenha o vinho guardado agradece sempre esta informação.

Quinta de Cabriz Touriga Nacional 2003
Casta: 100% Touriga Nacional - Estágio: 6 meses carvalho francês - 14% Vol.

Tonalidade ruby escuro de boa concentração.
Nariz com aroma de boa intensidade e complexidade, frutos silvestres (morango, amora, framboesa) muito maduros a marcar inicialmente o vinho, com frescura a acompanhar o conjunto. Grande ligação entre notas de vegetal (mato e esteva), algum balsâmico (pinhal) em segundo plano, com brisa perfumada de violetas. Fumo e torrado de bom recorte, brincam com notas de baunilha, tabaco e chocolate preto, derivada da madeira de boa qualidade, em sintonia com especiado (pimenta, cravinho) ligeiro no final, que não vira a cara a uma lasca mineral.
Boca de estrutura média, entra com frescura evidente com fruta muito madura a marca presença, certa suavidade na passagem de boca com notas do cacau, torrado, chocolate, fundo balsâmico com ligeira secura vegetal no final, revelando um final de boca de boa persistência.

Um vinho que continua em grande forma, o tempo se passou por ele só lhe fez bem, está mais aprumado no seu conjunto, revela maior equilíbrio e harmonia entre boca e nariz. Perdeu um pouco da frescura que apresentava na primeira prova, mas está mais senhor do seu nariz, um vinho que dá muito prazer neste momento. Viva a Touriga Nacional, viva o Dão.
17

4 comentários:

Pingas no Copo disse...

O Dão está bem vivo. O 2004 não lhe fica atrás.

Luis Prata disse...

Belas provas.. O Dão tem de facto uns belos Tourigas..

Transparente disse...

Também tenho lá este vinho para prova. Vou esperar mais um bocado por ele. Que achas?

João de Carvalho disse...

Eu não lhe dava muito mais tempo, agora está bom, mas depois pode não estar :)
E já tens o Touriga Nacional 2004 à perna.

 
Powered By Blogger Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 2.5 Portugal License.