Copo de 3: Excellent Moscatel Roxo

10 novembro 2007

Excellent Moscatel Roxo

A Casa Agrícola Horácio Simões fundada por José Carvalho Simões, é uma casa quase secular no sector vitivinícola. O Moscatel Roxo “EXCELLENT” é um vinho de sobremesa produzido, na Região de Setúbal demarcada desde 1907, pela Casa Agrícola Horácio Simões, que soube em boa altura apostar num lote dos melhores anos de produção da década de 90.

Excellent Moscatel Roxo Castas: 100% Moscatel Roxo - Estágio: barricas usadas de carvalho francês - 18% Vol.

Tonalidade topázio com rebordo esverdeado, glicérico e com notável viscosidade.
Nariz de aroma impactante, de elevada concentração de aromas remetendo de imediato para a casta. Fruta (citrinos) com casca de laranja e floral, toque melado acompanha em sintonia todo o conjunto. Especiarias ligeiras (canela) com torrados suaves completam este conjunto pleno de complexidade e frescura.
Boca de entrada gentil, doçura inicial com toque de fruta passa embalada por uma acidez que lhe dá uma frescura que percorre toda a prova. Tem presença na boca, untuoso, gordo e ao mesmo tempo equilibrado entre todos os seus componentes. Persistência final de grande amplitude e profundidade.


O moscatel roxo é uma casta em vias de extinção, os esforços para a revitalizar tem sido muitos e ainda bem. Este é mais um exemplo onde o Moscatel Roxo faz das suas, a conhecer sem dúvida alguma, o preço é alto mas a Excelência tem de se pagar de alguma forma.
18

Sem comentários:

 
Powered By Blogger Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 2.5 Portugal License.