Copo de 3: Gravato palhete 2005

06 dezembro 2007

Gravato palhete 2005

É na freguesia da Coriscada no concelho de Mêda (Beira Interior), que fica situada a Quinta dos Barreiros, de onde saem os vinhos Gravato, nome que invoca a batalha do Gravato que teve lugar a 3 de Abril de 1811 a quando da expulsão das tropas francesas de Portugal.
Em prova temos a nova colheita do vinho palhete deste produtor, neste caso um vinho que vem relançar para o mercado o quase extinto Vinho da Mêda ou Palhete de Mêda.
A saber que um palhete ou palheto é um vinho obtido da curtimenta parcial de uvas tintas ou de curtimenta conjunta de uvas tintas com uvas brancas, não podendo as uvas brancas ultrapassar 15% do total, portanto em caso algum se pode afirmar que estamos perante um Rosé, como foi dito recentemente num Guia da especialidade.

Gravato palhete 2005
Castas: Siria Velha, Rufete, Tinta Barroca,Touriga Franca e Touriga Nacional - Estágio: 3 meses em Inox - 13% Vol.

Tonalidade ruby de média/baixa concentração.
Nariz com boa intensidade, fruta madura (morangos, amoras, framboesas) em primeiro plano com ligeira geleia, fazendo o resto do percurso junto a brisa floral com pendor vegetal a acompanhar. Frescura presente aliada a um toque especiado, em final que remete para sugestões fumadas. Tudo simples e directo, sem grande complexidade mas a dar uma prova bastante agradável.
Boca a dar indicações de um vinho bem estruturado, com acidez a dar frescura que envolve toda a prova de boca. A fruta marca mais uma vez presença desta vez com toque vegetal de segundo plano, final de boca de média intensidade e ligeira secura, deixa ligeira recordação de chá preto no final.

Agora com uma imagem mais retocada que a anterior colheita, este vinho amigo da petisqueira, parece ter sido mais afinado, está ligeiramente diferente, mas mantém a mesma linha que o anterior. É um vinho que merece ser conhecido, tem carácter e mostra-se directo, sem rodeios, bem feito e dá uma prova bem agradável e descontraída. Colheitas já provadas Gravato palhete 2004 e Gravato 2004.
15

PS: Nota actualizada dia 2/5/2009

Sem comentários:

 
Powered By Blogger Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 2.5 Portugal License.