Copo de 3: Vinha do Romezal 2000

26 fevereiro 2008

Vinha do Romezal 2000

A Quinta de Santa Júlia, que em tempos deu pelo nome de Quinta de S. Gião, data do princípio do século 18. Localizada no Vale de Jugueiros, apenas a 6 km da cidade de Peso da Régua, conta com uma área de 60 hectares, e durante várias gerações, a família Costa Seixas foi um exemplo de dedicação e paixão pela terra e pelo vinho. Esta paixão levou Eduardo da Costa Seixas a seguir a tradição da família e a modernizar as vinhas.
O vinho em prova é o Quinta do Romezal, encontrado meio perdido e meio esquecido pela garrafeira, pediu socorro e em boa hora foi atendido. De realçar que hoje em dia o rótulo nada tem a ver com o apresentado na colheita de 2000.

Vinha do Romezal 2000
Castas: Touriga Nacional e Tinta Roriz - Estágio:Pipas de carvalho - 12,5% Vol.

Tonalidade ruby escuro de concentração média.
Nariz a mostrar fruta bem madura com alguma geleia, complementa-se com ligeiro vegetal a recordar a esteva, um travo floral muito ligeiro com um fundo balsâmico que lhe dá ligeira frescura. Temos então uma bela sincronia entre as duas castas, resultante um vinho harmonioso e bem representativo da região que o viu nascer. Muito recatado na maneira como se mostra, alguma cera de móvel em conjunto delicado e sem grande espacialidade.
Boca com entrada ligeira, leve frescura, corpo fino e muito delicado, tem uma sensação de pinho verde na boca que se funde entre o ligeiro caramelo e o toque de tabaco seco. Muito sereno, já com pouca confiança e a dizer que não tem muito mais para oferecer, em final de boca mediano.

Um vinho que deu uma prova muito correcta e até a fugir a algumas tendências dos dias que correm, apesar da sua complexidade não ser um trunfo, é um vinho bastante directo no que toca a argumentos. Os 12,5% Vol. com que se mostra, são sinais de outros tempos se tivermos em conta a nova vaga de vinhos do Douro que enchem prateleiras e primeiras páginas de revistas da especialidade. Um vinho a dar indicações que não tem mais para dar, irá ficar assim por mais algum tempo para depois se despedir.
15

Sem comentários:

 
Powered By Blogger Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 2.5 Portugal License.