Copo de 3: Morgadio da Calçada Tinto 2005

13 março 2008

Morgadio da Calçada Tinto 2005

Resultante de uma parceria entre a família Vilas Boas e da casa Niepoort, saem os vinhos Morgadio da Calçada, sendo alvo de prova as segundas colheitas já disponíveis no mercado.
O Morgadio da Calçada foi instituído nos finais do séc. XVII pelo Desembargador Jerónimo da Cunha Pimentel na aldeia história de Provezende. Os vinhos aqui produzidos, são o resultado do encontro da chancelaria de qualidade Niepoort com as extensas vinhas da casa da Calçada, e ao que parece, Dirk Niepoort tem um fascínio pelas vinhas de Provezende, sendo que com esta parceria vai permitir explorar a criação de uma nova linha de vinhos do Douro e Porto.

Morgadio da Calçada Tinto 2005
Castas: Touriga Franca e outras - Estágio: 15 meses em barricas de carvalho francês - 13% Vol.

Tonalidade ruby escuro de concentração média alta.
Nariz de cariz fresco, com vegetal a lembrar esteva, apimentado com fruta bem madura na versão de bagas silvestres, ao lado de notas de cacau, tabaco e hortelã pimenta. Tudo bem equilibrado e a mostrar uma boa complexidade, com torrados da madeira em fundo, revelando um grande entendimento entre fruta e madeira, num todo polido e sem cair em grandes concentrações.
Boca com entrada fresca, tem o seu quê de finesse mostrando elegância durante toda a prova, passagem de boca com boa complexidade, concentração moderada com harmonia bem presente. Um vinho redondo e a dar uma prova bastante agradável, final de boca de boa persistência.

São 3.500 garrafas com preço a rondar os 12€, num vinho que se mostrou bem mais apelativo, fresco e equilibrado que na sua primeira versão. O perfil parece ter mudado ligeiramente, ou talvez seja mais correcto dizer que tivemos aqui um afinamento para melhor.
16

Sem comentários:

 
Powered By Blogger Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 2.5 Portugal License.