Copo de 3: Quinta das Marias Encruzado 2006

17 Fevereiro 2008

Quinta das Marias Encruzado 2006

Após quase 10 anos a produzir vinhos, a afirmação chegou no ano passado com o lançamento no mercado de um conjunto de vinhos onde a qualidade inegável os levou a brilhar ao mais alto nível. Para os mais distraídos seria o surgir da Quinta das Marias, produtor situado no Dão, onde os 8ha de terra situados entre as margens dos rios Dão e Mondego, no meio de colinas de granito são um local ideal para a produção de vinho.
O produtor Peter Eckert, tem como objectivo principal a qualidade, o aumento de produção fica fora de questão, ficando apenas e só a vontade de apurar cada vez mais a qualidade, o que de certa forma se traduz numa produção de pequena escala, permitindo numerar todas as garrafas produzidas.
Apostando essencialmente nas castas tradicionais do Dão, os seus vinhos variam entre os extremes de Touriga Nacional, Alfrocheiro ou Encruzado, até aos vinhos de lote como o Cuvée TT e o Quinta das Marias, ou bem mais recentemente o Garrafeira.
Em prova um branco extreme da casta rainha da região, a Encruzado, da colheita de 2006.

Quinta das Marias Encruzado 2006
Castas: 100% Encruzado - Estágio: Inox - 14% Vol.

Tonalidade amarelo citrino de pouca concentração com toque esverdeado.
Nariz de aromas francos à casta Encruzado, puxando aos aromas de fruta bem madura em nuance tropical mais contida com destaque para os evidentes citrinos, desperta o seu lado resinoso algo contido. A frescura é bem presente, com fundo mineral presente.
Boca com entrada estruturada, bom corpo mostrando um belo equilíbrio entre acidez e açúcar, dando a sensação de início ligeiramente adocicado com ligeira calda de fruta. Destaque para a componente vegetal e algum citrino, de certo modo bem vincado e marcante. Tudo bem balanceado, mostrando-se fino e bem arredondado, com toque mineral e ligeiro fumado a marcar presença lá no fundo como que amparando toda a estrutura, em final de boca médio/longo.

Um Encruzado de muito boa estirpe, delicado e de boa complexidade, convence e apetece beber. Foram feitas 4300 garrafas, cabendo a esta o nº 3989, rondando cada uma os 12€.
16,5

Sem comentários:

 
Powered By Blogger Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 2.5 Portugal License.