Copo de 3: Altas Quintas Crescendo Branco 2007

08 abril 2008

Altas Quintas Crescendo Branco 2007

Nada nasce de um acaso e por vezes é preciso tempo para que tudo seja feito com rigor e precisão. O produtor Altas Quintas precisou de esperar, para que as vinhas garantissem um produto digno da qualidade já mostrada pelos tintos, só assim estariam reunidas as condições para lançar para o mercado o primeiro branco deste produtor.
É num terroir único a 660 metros de altitude, num planalto em pleno Parque de São Mamede (Portalegre), onde a partir de uma selecção de uvas das castas Verdelho, Arinto e uma pequena percentagem de Fernão Pires, se elaborou este Altas Quintas Crescendo Branco 2007.

Altas Quintas Crescendo Branco 2007
Castas: Verdelho, Arinto e Fernão Pires - 13,5% Vol.

Tonalidade amarelo citrino com leve toque dourado.

Nariz bem fresco,directo naquilo que tem para mostrar e a denotar uma bela intensidade aromática, notando-se o contributo da casta Verdelho em todo o conjunto, aliando um toque de verdor bem presente e com certo impacto, a fruta mostra-se bem madura, entre notas de melão, citrinos, pêssego, banana. Um vinho que denuncia sem problemas a sua frescura, segundo plano um manto de flores cobre por completo, com harmonia conjunta ao toque mineral que se instala em pano de fundo.

Boca com entrada de boa estrutura, e marcada pela vivacidade da acidez presente que lhe assegura uma bela frescura durante toda a prova de boca. A fruta marca mais uma vez presença, o vinho perde um pouco de força em comparação com a prova de nariz (notando-se mais na entrada de boca, entrando de fininho para se rejuvenescer e revigorar a partir do meio palato) de corpo médio é moderado na sua concentração, com toque vegetal sentido na parte final da passagem de boca, em final de persistência moderada.

É uma belíssima surpresa este vinho Alentejano, mostrando a quem o prova uma bela frescura e um conjunto que tem tudo para agradar e se tornar uma companhia mais que desejada em pleno Verão. O preço indicado é de 8€ e pode ser encontrado em grandes superfícies comerciais. Acompanhou com grande classe umas Amêijoas à Bulhão Pato.
15,5

Sem comentários:

 
Powered By Blogger Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 2.5 Portugal License.