Copo de 3: Brindemos a 2009

01 janeiro 2009

Brindemos a 2009

O ano de 2008 chegou ao fim como todas as coisas chegam ao fim do seu ciclo, fechou portas e deu lugar a um novo 2009 cheio de vida pela frente, é nesta altura em que este projecto caminha para o seu quarto ano de vida que se deve fazer um pequeno balanço do ano que passou.

Foi no geral um ano bem positivo para o Copo de 3, quer a nível de visitas quer a nível de participação por parte de quem visita, completando-se assim mais um ano de vida cheio de vivacidade.

Os eventos foram uma forte componente durante todo o 2008, passando pela magnífica Niepoort-Magnum Party, ao Taste in Ribatejo by Quinta do Alqueve, Dão Century Party, Encontro Vinho & Sabores e Gosto de Lisboa, Douro e Porto Wine Show...

Foi também um ano em que surge a partir de um grupo de amigos, com gosto pela boa mesa e pelo bom vinho, a Prova Capital, grupo do qual faço parte com muito gosto e que tem proporcionado grandes momentos de convívio.

No que toca a vinhos, a destacar necessariamente o nível qualitativo dos brancos produzidos a partir da fenomenal colheita de 2007. É curioso verificar que são os brancos feitos a partir das castas nacionais, aqueles que mais brilham nos dias de hoje, desde o Alvarinho, Encruzado, Bical, Antão Vaz, Arinto, Rabigato...
Neste plano de castas brancas, assistimos a um surgimento de Colheita Tardia por toda a parte, qual invasão de docinhos que atenta a uma ''nova moda'' eis que fez a vontade ao guloso do consumidor, pena que os preços em alguns dos casos ultrapassem a qualidade daquilo que encerram.
No plano ''dark side'' ou seja no tinto, a colheita 2006 que é a responsável pelos últimos topos de gama no mercado, revelou vinhos um pouco abaixo do que nos tinham acostumado. Curiosamente nem com uma colheita mais fraca, o topo de gama se deixa ficar em casa, ou o seu preço sai inferior ao normal.

O tempo urge e os vinhos em lista de espera começam a reclamar, pelo que me resta desejar a todos aqueles que visitam o Copo de 3, um BOM 2009

4 comentários:

João Barbosa disse...

Então, caríssimo? Já Janeiro vai a meio e não há meio dos adeptos lerem aqui qualquer coisa...
.
.
.
abraço,
JB

Anónimo disse...

Um post cheio de timing!

Bravô

Luis Prata disse...

Caro João,

Acho que foi um excelente 2009 no Copod3. Continue com os bons posts com que nos tem habituado.

1 Abraço e viva o vinho :)

João de Carvalho disse...

Agradeço as palavras caro Pratas.

Acerca do timing, penso que faz todo o sentido desejar um bom ano mesmo que já tenham passado duas semanas.

Agora fico é preocupado, então MGR essa azia ainda persiste ?

 
Powered By Blogger Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 2.5 Portugal License.