Copo de 3: Gravato 2006

02 fevereiro 2009

Gravato 2006

Gravato 2006
Castas: 100% Touriga Nacional - Estágio: 1 ano de carvalho francês e americano de tosta média, mais 15 meses em garrafa - 14,5% Vol.

Tonalidade granada escuro de concentração média/alta.

Nariz de boa intensidade a mostrar uma Touriga Nacional algo fechada, dando apenas umas ligeiras amostras daquilo que encerra. Bem mais apoiado na jovialidade da fruta (silvestres, cereja) do que propriamente na componente violeta, das flores tão características da casta. Se estão ainda não desabrocharam, e encontram-se tapadas pela especiaria, cacau, e tosta. Não deixa de mostrar uma ligeira ponta de austeridade, banhada por boa dose de frescura. Tudo isto num conjunto que se mostra algo introvertido mas a dar uma boa prova neste momento.

Boca a mostrar um vinho bem estruturado, com boa espacialidade a sentir-se ocupada em pleno por fruta (bagas sumarentas, cereja) bem fresca e madura, bem amparada pela madeira por onde passou. Ainda por desembrulhar tudo aquilo que lhe vai na alma, mostra no momento um toque de cacau, bálsamo vegetal e um travo especiado de fundo. Tudo compacto e cheio de vontade de se esticar, mas para isso é preciso tempo em garrafa, confidenciam os taninos mais inquietos que por lá andam. A despedida é feita com final de boca médio/longo de boa persistência.

Um vinho a mostrar uma Touriga ainda com muita vida pela frente, apesar da boa prova que dá neste momento, é vinho que claramente vai precisar de crescer em garrafa. Ligeiramente diferente da primeira colheita 2004, parece no entanto mais promissor. Fiquemos por isso atentos.
16,5

7 comentários:

DonVoxx disse...

http://donvoxx.blogspot.com/

Diga de sua justiça

PAULO SOUSA disse...

Qual é o preço deste Gravato?

DonVoxx disse...

Será que me pode dar algumas informações sobre os FIUZA 2007? sobretudo o Merlot e o 3 castas?

Copo de 3 disse...

Paulo , o preço deste Gravato ronda os 7€ no produtor.

Fui também informado que o mesmo ainda não se encontra à venda.

Copo de 3 disse...

DonVoxx sobre os Fiuza ainda não tiver contacto com as novas colheitas que refere.

Estarei atento e assim que encontrar e provar, colocarei as respectivas notas de prova.

DonVoxx disse...

Muito Obrigado. Pergunto exactamente pela mesma razão (ainda não tive oportunidade de os encontrar aqui pelos Açores)e porque desconfio que seja o mesmo de anos anteriores (ou seja não são para o meu gosto) apesar de darem-me a entender que os de 2007 são muito superiores.

JZ disse...

O Geirinhas é que se deve andar a rir...

Onde está a notícia sobre os melhores do ano da RV??

Todos os anos metia, o meu caro amigo João de Carvalho.

 
Powered By Blogger Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 2.5 Portugal License.