Copo de 3: ROMA PEREIRA 2005

19 novembro 2009

ROMA PEREIRA 2005

O vinho de que agora falo não é uma novidade, até já deve ter nova colheita no mercado, o que não invalida que não seja um dos vinhos que mais atenção me tenha despertado. Sempre gostei de ser surpreendido, gosto quando a atenção é presa por algo inesperado e que em pensamento nos leva a dizer... gosto disto. Este é daqueles que gosto, que me dá prazer beber e partilhar com os amigos, é um vinho de convívio, um Alentejano proveniente da zona de Mora, do produtor Horta de Chaves em homenagem ao apelido do avô do actual proprietário da Quinta.

ROMA PEREIRA 2005
Castas:Aragonez, Alfrocheiro Preto, Syrah e Castelão
- Estágio: 12 meses em carvalho francês e 6 meses em garrafa - 12,5% Vol.

Tonalidade granada escuro de concentração média/alta.

Nariz essencialmente fresco e elegante, boa intensidade, fruta madura (amora, groselha, framboesa) e notas florais que se misturam com leve baunilha. Desenvolve juntamente com vegetal em segundo plano, aromas de especiarias, compota fresca, tabaco e café, num todo muito equilibrado, bálsamo vegetal com tudo muito bem integrado. Nada cansativo na maneira como se mostra, conquista pela frescura e harmonia que transmite.

Boca com fruta, especiaria, vegetal e alguma tosta, em conjunto fresco e de média espacialidade. Tudo muito bem organizado, estruturado, macio, elegante e com final de boca de boa persistência. Sente-se a fruta bem envolvida pela madeira, em conjunto sem cansar onde a frescura marca boa presença, tornando o vinho bastante apelativo.

Um vinho a que poucos lhe ficam indiferentes, devido à maneira fresca e ao mesmo tempo envolvente com que se mostra. São 7000 garrafas com preço entre os 18/22€. Relembro que apenas tem 12,5% Vol, sim é possível nos dias que correm produzirem-se vinhos tintos com essa graduação, mesmo quando alguns dizem que os tempos quentes não o permitem... enfim. Este Roma Pereira mostra um Alentejo mais fresco, onde a barrica presente mas discreta, dá lugar à expressão da fruta de qualidade. Uma compra obrigatória para quem gosta de bom vinho. 17 - 92 pts

8 comentários:

rafa disse...

hola soy rafa bernabe de bodegas bernabe navarro, beryna, en alicante españa, por favor me gustaria saber la casta, la uva de la cual esta creado este vino. salud y gracias

João de Carvalho disse...

Hola Rafa, gusto en verte por aquí.

Estoy esperando que el productor me mande la información, no la tiene ni en la botella ni en su web.

Pero me parece que tendrá: Syrah, Aragonez, Alfrocheiro...

Gran saludo e pronto hablaré por aquí de tus vinos, que tanto me gustan. Ya hablaremos.

Anónimo disse...

Se gosta e pode comprar na mackro aqui FICA a dica, está por Volta dos 14e.
C
Joao Freitas

rafa disse...

gracias joao, siempre a tu disposicion, me interesa mucho ese vino, por tus comentarios, su graduacion (12.5º) y sobre todo porque entiendo que alentejo es muy parecido a la zona del interior de alicante donde nosostros tenemos las viñas. Tienes web de esa bodega?. Suelo seguir tu blogs desde que me hablo antoliano, comun amigo, de el.
Salud.

João de Carvalho disse...

João Freitas agradeço a dica...

Rafa, ya e colocado la web de la bodega en el texto. Si te gusta este vino, tienes que catar también el ARUNDEL 2007 de una nueva bodega de Pavia (Alentejo).
Hace algún tiempo que no estoy con el gran Antoliano, a ver si antes de navidades nos catamos unos cuantos vinos.

rafa disse...

tienes algun enlace sobre arundel que tenga mas info
salud

PAULO SOUSA disse...

Também gostei do sr Pereira(Peço desculpa por não escrever em espanhol)

Salvador disse...

Muitos parabéns por este post.
Também gostei muito deste vinho, ler o que escreveu fez-me reviver essa experiência.
Um vinho a repetir e esperar pelas próximas colheitas.
Abraços

 
Powered By Blogger Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 2.5 Portugal License.