Copo de 3: Arrayan Rosado 2008

12 março 2010

Arrayan Rosado 2008

Este foi um dos vinhos rosé ou rosados que mais gostei de provar até agora, a verdade é que não consumo muito vinho deste tipo optando quase sempre por um branco que pelo mesmo preço me costuma dar sempre melhor conta do recado, ou seja, é mais prazenteiro. Felizmente há vinhos rosados que gosto e faço sempre por ter algumas garrafas comigo, basta pesquisar por aqui que facilmente se encontram alguns dos meus favoritos, este Arrayan é um deles, um rosado sério e pleno de encantos, um vinho feito para a mesa, feito para acompanhar pratos e não para entradas ou aperitivos... é um rosé que enche, encanta e refresca. Vem da D.O. de Méntrida, o produtor são as Bodegas Arrayan de que falarei com mais detalhe quando apresentar os outros vinhos que produz, este é o seu rosado que vai no segundo ano de colheita. Um blend elaborado com as castas Syrah, Merlot, Cabernet Sauvignon e Petit Verdot, tudo isto embrulhado nuns fantásticos 12% Vol. com um preço que ronda os 8€ em loja da especialidade, vulgo Garrafeira. Motivos mais que suficientes para se tornar apetecível em demasia e um alvo de tentação.

Nariz a mostrar um vinho bom de aromas, com bastante fruta fresca e bem limpa, sente-se madura e suculenta, num registo de boa intensidade. Componente vegetal, aporta complexidade com alguma secura e bravura pelo meio, hortelã, rama de tomate, com ligeira ponta doce em fundo (rebuçado de morango), num todo equilibrado, levemente especiado (pimenta), harmonioso e que dá gosto cheirar.

Boca de perfil limpo, fresco, arejado e muito bem arrumado, a saber a fruta com leve secura vegetal pelo meio, corpo bem estruturado, nada estreito e muito bem proporcionado. Sério no que mostra e como mostra, frescura presente do principio ao fim com toque a morango no final de boca.

Este é daqueles que se compra de olhos fechados, a qualidade está em todos os lados, rótulo cuidado, embrulhado em boa frescura e recheado de fruta de qualidade que se sente bem fresca. Um prazer para se beber à mesa num perfil todo ele gastronómico. 16,5 - 91 pts

Sem comentários:

 
Powered By Blogger Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 2.5 Portugal License.