Copo de 3: Bajancas branco 2009

16 dezembro 2010

Bajancas branco 2009

Proveniente da Quinta das Bajancas, em Trevões (Douro), propriedade de António Alfredo Lamas, sai este branco do ano 2009, um branco feito à base de Rabigato, Gouveio, Malvasia Fina e Códega do Larinho, com a enologia a cargo da 2PR. O rótulo é bem capaz de ser do mais divertido que tenho visto no panorama nacional, moderno com um claro piscar de olhos a uma clientela mais jovem e irreverente, não podemos esquecer que antigamente os curandeiros realizavam as suas mezinhas nas chamadas Bajancas, o nome do vinho e da Quinta.

Bajancas branco 2009

Nariz com aroma de mediana intensidade, muito directo e com frescura a fazer-se sentir, entrada de rompante de fruta madura (citrinos e pêra verde) com flores brancas e mineralidade (pederneira) em fundo. Esgota-se neste primeiro flash... depois fica como o boneco do rótulo, quieto, parado com os olhos esbugalhados à espera que lhe aconteça alguma coisa.

Boca a mostrar um vinho bem estruturado, corpo de mediana espacialidade com boa dose de frescura, fruta presente (limão, pêra) com algum vegetal  fresco (relva fresca) e a mineralidade a vir ao de cima num final de média persistência.

Um vinho correcto e indicado para o consumo do dia a dia sem quebras de qualidade, com 13,5% Vol, deve ser consumido a curto prazo para tirar o máximo proveito da frescura que todo o conjunto mostra. 14,5 - 86 pts

Sem comentários:

 
Powered By Blogger Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 2.5 Portugal License.