Copo de 3: Maria Mansa branco 2009

11 dezembro 2010

Maria Mansa branco 2009

Vinho branco feito na Quinta do Noval, no coração da Região Demarcada do Douro, proveniente das zonas altas da região, com predominancia das castas Malvasia Fina, Viozinho e Gouveio. Foram engarrafas 10.500 garrafas, mostrando-se com 13% Vol. e um preço a rondar os 6,50€.

Maria Mansa branco 2009

Nariz que me chamou a atenção logo no primeiro instante, não por ser demasiado exuberante, mas sim pelo arrumo e aprumo com que se mostra, desde a fruta de bela qualidade, nas vertentes mais citrinas embora com alguma fruta de caroço e de polpa branca em pouca quantidade, cheiro e rebuçadinho muito leve. O conjunto é fresco e bastante interessante de se seguir, mineralidade a marcar todo o fundo do vinho com sensação de fumado muito ténue, mostrando pelo meio uns rasgos vegetais.

Boca com rasgos de frescura da fruta, muito bom comportamento tal como muito bem delineado, mineralidade, percepção de um pedaço de fruta mais arredondado a meio palato numa bela passagem, muito equilibrado, fresco, corpo mediano em final médio/longo. Sintonia com a prova de nariz, prazenteiro e um vinho que se veio a revelar uma bela surpresa.

Foi aquilo que posso chamar de surpresa, este foi um dos vinhos que nas provas dos brancos de 2009 mais me piscou o olho, gostei bastante da prova que deu a solo e da prova que deu à mesa, polivalente desde a temperatura inicial de serviço até com um pouco mais de calor... deu-se bem com o tempo que passou no copo, agradável, fresco, com alma e saber estar. O preço a rondar os 6,50€ torna-o bastante apetecível e apetece ter mais algumas em stock para ir abrindo. Estranho que se fale tão pouco deste vinho, quer no papel quer na net... 16 - 90 pts

2 comentários:

Abílio Neto disse...

JP,

É uma enorme RPQ. É um muito bom vinho.

Abr.,

An

João de Carvalho disse...

Fico feliz :)

Abraço Abílio

 
Powered By Blogger Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 2.5 Portugal License.