Copo de 3: Bloggers já influenciam 20% dos consumidores

31 janeiro 2011

Bloggers já influenciam 20% dos consumidores

Aprendi desde cedo que em determinadas notícias ou estudos há sempre um lado bom e um lado mau, depende muito de como se interpreta o que se lê, talvez eu seja um optimista mas quando li uma notícia em que afirmavam que os bloggers são das fontes em que os consumidores menos confiam na hora de escolher um vinho, vi a coisa de outra maneira, talvez da maneira optimista. Não é novidade, afinal de contas os bloggers existem faz quantos anos na rede ? 10 anos ? 5 anos ? Talvez tempo insuficiente para que se tenha estabelecido uma relação de confiança entre blogggers e consumidores... mas ao que parece as coisas vão melhorando e afinal de contas 20% dos consumidores já levam em conta o que dizem os bloggers... ora 20% em 100.000 consumidores é muito consumidor, e nesse caso quanto maior for o número de consumidores maior serão esses tais 20%, imagino quantos consumidores de vinho haverá nos Estados Unidos... não devem ser poucos certamente.

Segundo um estudo da série (The Internet and Social Media) realizado pela empresa inglesa Wine Intelligence (www.wineintelligence.com) refere-se apenas aos consumidores do Reino Unido, Estados Unidos e França. O estudo mostra que, tanto no Reino Unido como nos Estados Unidos da América, 1 em cada 5 consumidores regulares de vinho, nada mais do que 20% dos consumidores, confiam no que dizem os bloggers independentes sobre o assunto; metade destes consumidores dizem confiar na opinião que ouvem em lojas especializadas, aumentando nestas o indice de confiança nos States para 80%.
Em França apenas 10% dos consumidores recorrem aos blogs como fonte de escolha dos seus vinhos, sendo que nos 3 países em análise muitos consumidores recorrem aos serviços da net como fonte de informação, com 2/3 dos consumidores Americanos a consultarem sites de lojas de vinho, jornais e sites de pequenos produtores de vinho e com Reino Unido onde os sites de supermercados os mais utilizados e França onde os sites de produtores ou marcas dominam as predilecções, embora com o número de enófilos que as procuram a ficar-se a menos de metade comparando com os outros Países alvos do estudo.
Com a crescente importância da Internet como fonte de conhecimento sobre vinhos, é ainda a recomendação pessoal na loja especializada que mais influência tem junto dos consumidores, embora os blogs independentes se mostrem cada vez mais como uma alternativa na hora da decisão de compra dos consumidores americanos, franceses e britânicos.

Como nota pessoal, é indiscutível que nos dias de hoje os bloggers são cada vez mais um meio de divulgação de vinhos a nível mundial, chegando a opinião de qualquer um de nós onde por exemplo alguns jornais e revistas não chegam, visto estarem cada vez mais virados para um nicho reduzido e fechado com  % de influência junto aos consumidores muito inferior à influência demonstrada neste estudo pelos bloggers. Basta pensar que segundo este mesmo estudo em por exemplo 100.000 consumidores 20.000 são influenciados pelo que os bloggers escrevem. Será que todas as revistas que falam de vinho vendem em número tão elevado ?
Convém ter muito em conta as palavras de Jean-Philippe Perrouty, Research Director na Wine Intelligence, quando diz “é evidente que os bloggers terão um papel relevante neste cenário futuro, mas o estudo indica o quão importante é ir conseguindo criar reputação junto dos leitores”.

5 comentários:

Anónimo disse...

João,

Acabo de fazer um link no meu blog para cá e a escolher esse excelente blog como um dos meus favoritos na comunidade brasileira dos enoblogs. Para mim, o que aqui se escreve é uma referência. Sempre o consultei e agora ficou mais fácil com o seu nunca tardio ingresso nos enoblogs. Seja bem-vindo ao Brasil!

felicidades

Jeriel da Costa
www.blogdojeriel.com.br

Jojojoli disse...

Eu faço parte dos 20%.
Abraço e continuação de bom trabalho.

Cumprimentos,

Mário Silva disse...

É bom saber que alguém nos lê, nos ouve e opina conncosco.

Abraço e continuação de boas provas.

João de Carvalho disse...

Jeriel, agradeço as suas palavras, a verdade é que pensava que já estava nos Enoblogs... pensava, afinal não estava.

Grande abraço e vou colocar link do seu aqui também.

João de Carvalho disse...

Joli, M.S.

O bom disto é saber que somos lidos em qualquer lugar do planeta.

 
Powered By Blogger Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 2.5 Portugal License.