Copo de 3: Tons de Duorum 2009

13 janeiro 2011

Tons de Duorum 2009

Gosto de projectos que se mostrem aliciantes, desafiantes, com vinhos cuidados e imagem apelativa, relembro a empatia imediata que criei quando vi e provei pela primeira vez os vinhos da Malhadinha Nova, passado uns anos surgiu no mercado outro dos projectos que sigo com bastante atenção, uma lufada de ar fresco nos vinhos do Alentejo ali na zona de Portalegre com o projecto Altas Quintas, pouco tempo depois  surge no Douro vinhateiro um novo e promissor projecto fruto da parceria de dois grandes nomes da enologia (João Portugal Ramos e José Maria Soares Franco) a Duorum Vinhos S.A. O vinho que aqui falo é a nova aposta desta parceria nos vinhos de entrada de gama, um vinho feito com 50% Touriga Franca, 30% Touriga Nacional e 20% Tinta Roriz, tem passagem por barrica durante cerca de 6 meses, mostrando-se com uns cordiais 13,5% Vol. e tem um custo abaixo dos 4€, por isso um vinho indicado para o dia a dia.

No nariz é uma boa surpresa, acho até que vindo de quem vem nunca podia ser coisa ruim, mediano na intensidade mas directo e apelativo com fina complexidade dada pela passagem por barrica, centrado na boa fruta madura (morango, framboesa e amora). Portanto um vinho frutado, com boa frescura onde combina um suave vegetal (esteva) que se completa com o toque de madeira a embalar o conjunto, madeira esta que se mostra de forma suave e aconchegante aportando leve baunilha, cacau e especiaria.

Boca de entrada prazenteira, bastante equilibrado e novamente a fruta a mostrar-se de forma correcta, algo singela mas madura, média estrutura a dar ligeira secura a meio palato, final médio.

Muito bem feito e a cumprir aquilo que lhe é pedido, dar prazer. Afinal de contas quem compra um vinho é o que pretende, que o vinho lhe proporcione prazer, que seja amigo da mesa e que acompanhe bem a refeição, lombo no forno com ameixas por exemplo. Deve ser consumido a curto/médio prazo, podendo ser decantado para mostrar um pouco melhor as suas virtudes. 15,5 - 89 pts

Sem comentários:

 
Powered By Blogger Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 2.5 Portugal License.