Copo de 3: Apegadas Qta. Velha Tinto 2007

22 março 2012

Apegadas Qta. Velha Tinto 2007


Numa fase da vida em que ando a encadernar pensamentos falta-me certo tempo que desejaria para escrever tudo aquilo que tenho para contar... e é tanto. Deste modo resta-me ir saboreando alguns vinhos que vou abrindo e que me vão acompanhando ao longo do passar dos dias. Este é daqueles de meia estação, impecável para o antes e o durante o jantar, o antes é com um petisquinho tirado na cozinha enquanto se pensa no que se vai fazer para mais logo... não gosto de pensar de estômago vazio e é mais um pretexto para consoante a prova que o vinho me dá poder mais ou menos equilibrar com o que se serve mais tarde. Neste caso temos o resultado das vinhas mais antigas da Quinta Velha (Quinta das Apegadas), com as tradicionais castas do Douro a comporem o lote final que ainda nadou em barrica.

É um vinho que já me tinha deixado uma boa recordação quando o provei na sua primeira colheita, agora mais adulto e afinado na colheita 2007 voltou com mais e melhor coisas que contar... fico feliz, pois é um vinho bonito. Tem os traços do Douro vincados no seu perfil, não o acho nada moderno, é vinho sério e rijo dentro das suas capacidades, no que mostra é sincero e sem nada a esconder, gosto de vinhos assim, que nos colocam com o pensamento na zona onde nasceram e cresceram. A intensidade de aromas é boa, frutado (frutos vermelhos e bosque), limpo, rejubila energia com cerejas e mirtilos, rijo, solo mineral com presença da madeira no toque fumado que apresenta, apimentado e muito bem composto, alguma austeridade vegetal de bom tom. Na boca continua a bom ritmo, entrada fresca de passagem sem grandes precalços e com boa presença, boa estrutura e frescura, é a fruta sem doçura que comanda com madeira e algum herbáceo, seco, especiaria novamente, final mediano. É bom saber que há vinhos assim, que descomplicam as coisas, que dão uma prova fácil mas de qualidade, toda a gama deste produtor merece destaque com preços sensatos para a qualidade oferecida, neste caso e se não me falha a memória o preço deverá rondar os 7,50€. 90 pts

Sem comentários:

 
Powered By Blogger Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 2.5 Portugal License.