Copo de 3: Vinhos para o Natal

21 dezembro 2014

Vinhos para o Natal

Literalmente isto só vai acalmar quando toda a gente se sentar à mesa no próximo dia 24 de Dezembro, que está mesmo quase mas que enquanto não se chega lá a confusão generalizada em hipers, estradas, ruas parece que se apoderou das pessoas. Ora porque o brinquedo para o filho está esgotado aqui e temos de ir para outro lado procurar, ou porque o peru/cabrito deixou muito a desejar naquele lado e temos de ir atravessar meia cidade porque do outro lado a promoção até está em conta.

As sugestões, com preços variados e umas mais fáceis de encontrar que outras, digamos que se for frequentador de hiper consegue ficar fornecido com algumas, se for um rato de garrafeira será mais fácil chegar a outras. 

Espumantes
É o vinho ideal para as festividades, neste caso comemorar o estar em família, a oferta é alargada quase a todas as regiões de Portugal, há muito e bom com uma ampla variedade de preços. Apenas três sugestões tendo em conta variados gostos e carteiras.
  1. Adega Pegões Moscatel Graudo Meio Seco
  2. Lancers Bruto
  3. Lopo de Freitas Bruto 2009
Brancos
Na mesa de Natal o bacalhau é presença constante e porque as maneiras de apresentar o dito variam entre as mais básicas às mais elaboradas aqui ficam alguns dos grandes vinhos brancos feitos em Portugal.
  1. Soalheiro 2013
  2. Explicit 2012
  3. Quinta das Bageiras Garrafeira 2012
  4. Casal Sta Maria Chardonnay 2013
  5. Primus 2012
Tintos
O ponto alto da refeição, pede momentos de prazer sem saturar e que faça uma ligação perfeita com o que se tem no prato. Desde o cabrito ao polvo ou o peru as sugestões tem todas a elegância em conjunto com o traço da região e uma acidez/estrutura capaz de dar conta do recado.
  1. AdegaBorbaPremium 2011
  2. Quinta dos Roques Reserva 2011
  3. Duas Quintas Reserva 2011
  4. Luis Pato Vinha Barrosa 2011
  5. J de José de Sousa 2011
Sobremesa
O ponto de açúcar da refeição, onde a noite já vai longa e tudo começa a acalmar, é altura da entrada de grandes vinhos a acompanhar a mais variada doçaria da época, aqui os preços são também levados em conta, optando por optimizar a relação preço/satisfação.
  1. Barbeito "Rainwater" 5 Anos Meio Seco
  2. Bacalhoa Moscatel Superior 2001
  3. José Maria da Fonseca Alambre 20 Anos
  4. Grahams Porto Tawny 20 Anos
  5. Ramos Pinto Porto Tawny 20 Anos

Sem comentários:

 
Powered By Blogger Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 2.5 Portugal License.