Copo de 3: Soalheiro Alvarinho 2014

16 dezembro 2015

Soalheiro Alvarinho 2014

Ano após anos este Soalheiro Alvarinho (Vinhos Verdes) é provado e anotado como um dos melhores brancos a serem feitos em Portugal, a consistência da sua qualidade é invejável para uma marca que conta com mais de 25 anos no mercado. Peço preço em grande superfície comercial quase sempre a rondar os 9€ a compra é mais que aconselhada, direi obrigatória, para quem pretender um belíssimo vinho para momentos de festa ou impregnados de alguma importância, ou mesmo para quem quer ter um momento de prazer à mesa. Continuo também a abrir estes vinhos um ou dois anos após o seu lançamento, se repararem começa a entrar no mercado o novíssimo 2015. Por aqui é este 2014 que começa a abrir os olhos, pareceu-me mais afinado, menos exótico com rédea curta para o exotismo que se vinha abatendo sobre ele, com as flores e os citrinos a brilharem apesar de contido a qualidade e definição aromática faz o seu jogo de sedução, muita frescura com acidez a lavrar no palato, saboroso e bem persistente. 92 pts


4 comentários:

Flavio Vinho Bão disse...

Caro João Pedro,
Não tem nada a ver com esta postagem, mas você saberia me dizer o que é um Porto Invalid Tawny? Uma pessoa me ofereceu um Kopke Invalid Tawny e eu não tenho idéia do que se trata.
Obrigado!
Abraço,
Flavio

João de Carvalho disse...

Invalid Port é uma categoria que já não existe e que na altura algumas firmas utilizavam carne de vaca e ossos para "compor" os vinhos e os fortalecer. Estes vinhos de maior riqueza proteica eram sobretudo um tónico nutritivo para as pessoas mais fracas ou inválidas, normalmente a cruz vermelha surgia nos rótulos.

Esta associação de Vinho do Porto aos tónicos já foi utilizada na altura do Ultramar com o famoso Porto Quinado.

Abraço.

Flavio Vinho Bão disse...

Nada como consultar quem entende do assunto! Muito obrigado, João Pedro!
Bem, acho que, por enquanto, não precisarei fazer uso desse vinho... :)
Abraços,
Flavio

João de Carvalho disse...

Flavio, sempre que precisar e no dentro das possibilidades estou ao dispor.

Abraço

 
Powered By Blogger Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 2.5 Portugal License.