Copo de 3: Mouchão Tonel nº 3-4 2011

27 janeiro 2017

Mouchão Tonel nº 3-4 2011


Em anos de colheitas excepcionais e comprovada a sua qualidade, a equipa de enologia da Herdade do Mouchão reserva cerca de 10 mil litros de vinho nos famosos tonéis 3 e 4, de carvalho português, macacaúba e mogno, onde estagia durante 36 meses. O Herdade do Mouchão Tonel Nº 3-4 2011 é um vinho que carrega a responsabilidade de respeitar a casta e a tradição em anos excepcionais. Pleno de garra, profundidade e complexidade, é produzido a partir de uma cuidada selecção de uvas Alicante Bouschet provenientes da emblemática Vinha dos Carapetos, berço da casta em Portugal.

É um verdadeiro colosso que como poucos tem a capacidade de vergar autênticas plateias de apreciadores. A potência surge aliada a uma finesse que lhe assenta que nem uma luva de cetim, musculado mas bem torneado, de aromas limpos e cintilantes, enorme a fruta (bagas silvestres) bem madura e suculenta envolta em aromas de eucalipto. De copo na mão somos transportados para a Vinha dos Carapetos, num perfil amplo, profundo e com uma frescura que lhe percorre todos os recantos. A complexidade cresce com o tempo que passa no copo sem nunca largar aquele ligeiro terroso lá no fundo. Fantástico e inesquecível. 97 pts

2 comentários:

Flavio Vinho Bão disse...

Caro João Pedro,
Recentemente este grande vinho foi muitíssimo bem avaliado pela crítica, ganhando uma pontuação alta e elogios rasgados. Como tenho lá minhas ressalvas ao crítico que o avaliou, estava a esperar as impressões de alguém que realmente conhecesse os vinhos portugueses. Fico muito feliz em saber sua opinião, e que o vinho é realmente inesquecível. Comprei o normal, também de 2011, mas acho que não resistirei à tentação e terei que desembolsar uma boa grana para ter este Tonel 3-4 2011 na minha garrafeira.
Estou entre ele e um Torre do Esporão do mesmo ano... Que me diz? Dúvida cruel, não?
Abraços,
Flavio

João de Carvalho disse...

2011 foi um ano de grandiosos vinhos, no caso dos Mouchão o colheita é muito bom mas este Tonel é de outro mundo, a meu ver muito provavelmente o melhor Tonel de todos.

 
Powered By Blogger Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 2.5 Portugal License.