Copo de 3: Quinta das Bágeiras Reserva 1987

27 novembro 2017

Quinta das Bágeiras Reserva 1987


Este foi o primeiro vinho tinto Quinta das Bágeiras (Bairrada), nascido de um lote de 1987 feito pelo pai e o avô do produtor Mário Sérgio. Proveniente de uma vinha centenária, iria ser vendido na altura às Caves São João, mas Mário Sérgio pediu para ficar com um tonel (o número 12) desse lote. Garrafa aberta pelo produtor e em perfeitas condições, um clássico Bairradino na plenitude das suas faculdades, fina complexidade com aromas frescos, vivos, ao mesmo tempo delicados com notas de pinho e fruta vermelha bem ácida envolta em capa acetinada e doce. Boca cheio de vida, frescura a envolver um conjunto onde a presença da fruta bem ácida se faz notar ao lado de um tom mais vegetal. Um vinho intemporal que nos remete para o melhor que uma região nos tem para dar e mostrar. Toda uma lição. 95 pts

2 comentários:

Flavio Vinho Bão disse...

Caro João Pedro,
Beber um vinho deste excelente produtor, e com esta idade, deve ser mesmo um grande prazer. Sou fã da Baga, cujos vinhos parecem ser eternos! Os mais evoluídos, de bons produtores, lembram-me características de bons borgonhas.
Abraços,
Flavio

João de Carvalho disse...

Flávio, é um vinho muito especial pela história que nos conta mas porque também mostra aquilo que a Bairrada faz de melhor.

 
Powered By Blogger Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 2.5 Portugal License.