Do famoso produtor do Dão, Quinta dos Carvalhais, sai este espumante rosé feito com 60% Touriga Nacional proveniente da Vinha da Coleclão e 40% Encruzado vindo da Vinha das Mimosas sendo a vindima a 28 de Setembro de 2001, dia 12 de Julho de 2002 foi feito o engarrafamento e em 27 de Outubro o degorgement que é a operação que permite a eliminação das leveduras existente em garrafa e a substituição da cápsula metálica provisória pela rolha definitiva típica do espumante.
Com 12,5% a garrafa provada foi a nº 1122 de um total de 3000 produzidas.
Apresentou-se com uma tonalidade salmão pálido com bolha fina e sem ser constante, na prova de nariz mostrou-se frutado com presença de fruta vermelha (morangos), rebuçado, toque floral (violetas) acompanhado de algumas especiarias (canela) acaba com um final ligeiro e mineral.
Na boca mostrou-se ligeiro de corpo ligeiro, suave, com presença da fruta vermelha, leve mineral e alguma ponta de frutos secos.
Destaque para o bonito conjunto da garrafa/rótulo de um espumante que se mostrou muito certinho, com qualidade e muito afinado a dar uma prova interessante mas sem grandes euforias.
16
A que temperatura foi servido?
ResponderEliminarAs temperaturas de serviço dos vinhos quase sempre seguem a tabela colocada neste link
ResponderEliminarhttp://copod3.blogspot.com/2005/08/uma-questo-de-temperatura.html
Mas o Carvalhais foi servido a uma temperatura de 7ºC