18 maio 2006

PROVA Quinta da Vegia Reserva 2003

Depois de um inspirante Dão e Douro é altura de voltar a novas provas, hoje em destaque um vinho que me foi aconselhado pelo amigo Rui Miguel (Pingas no Copo) e que após provar no dito evento achei que merecia uma prova mais atenta.
Pois cá estamos, do produtor Casa de Cello e da sua Quinta da Vegia situada em Penalva do Castelo perto de Viseu, sai este vinho em que o conjunto bastante elegante garrafa/rótulo em muito lembra o look de alguns Borgonha.
Das mãos do enólogo Anselmo Mendes sai este Reserva 2003, elaborado a partir das castas Touriga Nacional e Aragonês, com estágio de 5 meses em barrica com mais 15 meses em garrafa apresentando-se um vinho de tonalidade granada escuro de concentração média/alta e com 13%
Vertendo este néctar no copo o impacto inicial na prova de nariz prende de imediato as atenções, levando-nos a segurar no copo e começar uma viagem de sensações, começando com uma arajem floral (violetas) em conjunto com fruta (vermelha e negra) muito madura, com ligeira compota a fazer companhia a torrados, ligeiro café, caramelo de leite, tudo com uma bela harmonia num perfil ao mesmo tempo fresco e muito agradável com um balsâmico de fundo em companhia de leve vegetal.
Na boca mostra-se elegante com uma entrada muito fresca, fino e equilibrado, fruta presente a dar uma passagem de boca muito boa com notas balsâmicas de grande nível em final longo e persistente.
Um Dão com D grande, cheio de personalidade e a mostrar-se muito fiel ao padrão que caracteriza os vinhos desta zona... um vinho notável. 17,5

1 comentário:

  1. Desde a primeira edição do Dão e Douro em Lisboa que ando atrás deste produtor (é muito dificil encontrar vinhos dele por zonas de LX). Aprecio cada vez mais este produtor, merecendo ser mais conhecido.

    ResponderEliminar