Continuando na casa Niepoort, o vinho que se segue faz parte de uma linha denominada "Projectos" , que começou em 2003 com o objectivo de mostrar à comunidade dos vinhos as experiências que desde à muito a Niepoort vem fazendo num processo de aprendizagem para a criação de novos vinhos.
A este Riesling juntam-se outros Projectos: Chardonnay e Colheita Tardia.
Niepoort Projectos Riesling 2004
Casta: 100% Riesling - Estágio: Inox - 13% Vol.
Tonalidade amarelo citrino com leve dourado.
Nariz de média intensidade a mostrar boa complexidade, fruta bem presente com citrinos em grande destaque seguido de toque tropical, sopro floral acompanham o vinho para uma certa cremosidade aliada a sensação de fumo, tudo muito fresco e com mineral a dar o toque final ao conjunto que se mostra muito elegante.
Boca de corpo mediano, fruta bem presente (citrino e tropical), macio e a encher a boca, com a acidez presente durante a prova e muito bem ligada a todo o conjunto, elegância e frescura com final mineral de persistência média/longa.
É um vinho que dá grande prazer no momento da sua prova, e que mesmo desconhecendo o perfil dos grandes Rieslings do Mundo, deixou vontade de os ficar a conhecer, digamos que abriu uma janela para um tipo de vinhos que não temos por Portugal.
Um «Projecto» que vale mais que muita «Obra» feita por aí.
17,5
Boa aposta no Douro sim senhor...
ResponderEliminarQuando provares o 2005 ou o Chardonnay 2003 até te vais passar.
Estes projectos são vinhos do caraças.
Já tive oportunidade de provar uns Riesling franceses a alemães no Chafariz do Vinho-Enoteca, do João Paulo Martins. E fiquei maravilhado. Devem ser dos melhores brancos do mundo. Pelo que a Niepoort costuma fazer, não me espanta que consiga sair com um grande branco desta casta.
ResponderEliminar