16 dezembro 2010

Bajancas branco 2009

Proveniente da Quinta das Bajancas, em Trevões (Douro), propriedade de António Alfredo Lamas, sai este branco do ano 2009, um branco feito à base de Rabigato, Gouveio, Malvasia Fina e Códega do Larinho, com a enologia a cargo da 2PR. O rótulo é bem capaz de ser do mais divertido que tenho visto no panorama nacional, moderno com um claro piscar de olhos a uma clientela mais jovem e irreverente, não podemos esquecer que antigamente os curandeiros realizavam as suas mezinhas nas chamadas Bajancas, o nome do vinho e da Quinta.

Bajancas branco 2009

Nariz com aroma de mediana intensidade, muito directo e com frescura a fazer-se sentir, entrada de rompante de fruta madura (citrinos e pêra verde) com flores brancas e mineralidade (pederneira) em fundo. Esgota-se neste primeiro flash... depois fica como o boneco do rótulo, quieto, parado com os olhos esbugalhados à espera que lhe aconteça alguma coisa.

Boca a mostrar um vinho bem estruturado, corpo de mediana espacialidade com boa dose de frescura, fruta presente (limão, pêra) com algum vegetal  fresco (relva fresca) e a mineralidade a vir ao de cima num final de média persistência.

Um vinho correcto e indicado para o consumo do dia a dia sem quebras de qualidade, com 13,5% Vol, deve ser consumido a curto prazo para tirar o máximo proveito da frescura que todo o conjunto mostra. 14,5 - 86 pts

Sem comentários:

Enviar um comentário