Copo de 3: Vai sair novo Barca Velha esta semana...

20 março 2006

Vai sair novo Barca Velha esta semana...

Vai ser anunciada nesta semana a nova colheita do mais mítico vinho português, o Barca Velha. Criado em 1952, este tinto duriense produzido pela Ferreirinha (firma integrada na Sogrape em 1987) só surgiu 14 vezes no mercado, sendo a última, lançada em 2002, referente à colheita de 1995. A expectativa em torno deste vinho só declarado em anos excepcionais é enorme, tanto mais que os produtores mantêm tudo em segredo até ao lançamento. Mas há quem aposte que o 15.º Barca Velha será da colheita de 1997.
Além desta raridade, o Barca Velha possui outro traço distintivo, pouco comum de ver em Portugal, o de o produtor o manter a estagiar em garrafa durante vários anos, dando já grande complexidade ao vinho quando ele é finalmente posto à disposição dos consumidores. Com o êxito que os novos tintos do Douro têm vindo a obter, apesar de serem quase todos recentes, de colheitas do início dos anos 2000, esta característica do Barca Velha é ainda mais interessante.
É claro que vale a pena estar atento, principalmente se o ano for tão especial como o de 1997, mas como já se deve saber afinal o novo Barca Velha vai ser de 1999.

1 comentário:

Anónimo disse...

Surpresa para os apostadores, o novo Barca Velha é colheita de 1999, com uva da Quinta da Leda: Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Roriz e Tinto Cão. Foram engarrafadas 30000 garrafas e distribuídas a 65 euros a garrafa, ao clube privado.
E como ficará o preço depois da especulação que se adivinha? Será que o vinho justifica o preço?

Um abraço
cc

 
Powered By Blogger Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 2.5 Portugal License.