Copo de 3: FESTA DA VINHA E DO VINHO 2006 - 11 a 19 Novembro

15 novembro 2006

FESTA DA VINHA E DO VINHO 2006 - 11 a 19 Novembro


Mais um evento ligado ao mundo do vinho, a Festa da Vinha e do Vinho que se realiza na vila de Borba, entre os dias 11 e 19 de Novembro, com uma forte vertente cultural, onde a gastronomia, a música, e tudo o que diz respeito ao vinho pode ser devidamente apreciado.

Mas afinal não é bem assim, este ano para entrar tive de pagar 2€, a curiosidade e a necessidade de lá ir por vários compromissos fizeram com que mais um ano o Copo de 3 fosse visitar a Festa da Vinha e do Vinho.
Ao entrar a desilusão foi enorme, se no ano passado ainda se contavam alguns produtores de vinhos do Alentejo, com alguns agentes do sector presentes, este ano apenas contei pouco mais que 5 produtores de vinho, com destaque para a Coop Borba, Marcolino Sebo, Dom Januário e Monte Seis Reis...
O mais curioso é que uma festa que tem pelo nome Vinho e Vinha, apresenta uma esmagadora maioria de barraquinhas de artesanato, de todo o tipo e feitio, mais que vistas e revistas nas festas que ocorrem pela zona durante o ano...
O pesadelo pode continuar se pensarmos que nesta festa não se tem um minimo de cuidado no serviço dos vinhos nem sequer se fala em temperaturas ou copos dignos para tal.
Ou tentam melhorar para que seja um evento de referência no Alentejo, coisa que não vejo, ou então tirem o nome à festa porque estão a insultar o Vinho.

7 comentários:

Anónimo disse...

Estou a pensar ir no dia 18. Vamos ver...

Anónimo disse...

E parece ser uma óptima oportunidade para comer caça...

Anónimo disse...

Ou estou a ver mal a coisa, ou este post tinha sido feito noutra data e com outro conteúdo, por isso venho encontrar aqui um comentário meu com data de 4 de Novembro. Mas estas notícias deixam-me desagradado. Se é esse o panorama, é perda de tempo pensar, sequer, em ir lá.

João de Carvalho disse...

Apenas reabilitei este post que já tinha colocado para dar conhecimento da minha visita, o seu comentário continua a fazer todo o sentido :)

Anónimo disse...

Pois é, eu bem gostava de ir lá comer um prato de caça, mas sendo assim talvez valha mais a pena tentar fazê-lo sem ir tão longe.

João de Carvalho disse...

Caro Kroniketas atenção que eu não coloquei em causa no que toca a gastronomia, essa é muito boa e recomenda-se como sempre, o que eu falo é a nível dos expositores que este ano a nível de produtores foi drasticamente reduzido.
Quanto aos petiscos e afins, pode encontrar do melhor, queijos, enchidos, por acaso caça não sei se está presente...

Joaquim Trincheiras disse...

Viva caro João Pedro Carvalho.
Há algum tempo que o seu espaço, um espaço especializado, está entre os blogs que eu aconselho a visitar (ver barra lateral direita do Alto da Praça).

Como gosto de beber um copito mas não sou especialista na "coisa" não tenho intervido aqui no Copo de 3.

Porém, a FVV já é outra conversa. E é outra conversa porquê? Porque em causa, alem da valorização da Vinha e do Vinho que se pretende, está Borba e a sua projecção a nível nacional e internacional.

Se é verdade que a FVV está mais pobre a nível de produtores de vinho, não é menos verdade que tal se deve a que (há última hora) alguns se tenham negado a participar. A vontade enorme de deslocar a festa para outras paragens parece fazer cada vez mais sentido. Não há fumo sem fogo, diz o povo.

Já no que se refere à gastronomia, está óptima como sempre e recomenda-se. Quanto à forma com que é servido o vinho, que me desculpe, mas não o estou a ver a beber um tinto sempre à temperatura ideal... já quanto ao copo, amigo se este estiver impróprio vai para trás e vem outro.

Apareça na mesma e aconselhe a visita aos seus amigos. O tempo em que um Borbense - Calipolense, ou vice versa, terminava à pedrada já lá vai...

Bom fim de semana

 
Powered By Blogger Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 2.5 Portugal License.