Copo de 3: Enólogos prevêem supremacia das rolhas de cortiça tradicionais

29 janeiro 2007

Enólogos prevêem supremacia das rolhas de cortiça tradicionais

Num teste efectuado recentemente, e noticiado pelo "The Times", enólogos identificaram vários problemas na utilização de rolhas sintéticas nas garrafas de vinho de reserva, um dado que poderá revitalizar a utilização da tradicional cortiça, um mercado onde a cortiça é líder.
De acordo com a edição do jornal britânico, peritos analisaram 50 tipo de rolhas de plástico e de metal em mais de 200 mil vinhos de todo o mundo e concluíram que a utilização destes materiais sintéticos tendem a impedir a oxigenação do vinho, ao contrário dos tradicionais vedantes de cortiça.
A utilização destas rolhas sintéticas em vinhos de reserva provoca, segundo os peritos, um processo químico no interior da garrafa. Na prática, este processo químico leva a que quando o vinho é aberto, saía da garrafa um odor semelhante a enxofre.
Os resultados deste estudo poderão vir a ter um impacto "positivo" na industria corticeira,
recorde-se que a industria corticeira tem vindo a ser ameaçada pela forte concorrência das rolhas sintéticas, dado o seu baixo custos face aos vedantes de cortiça, pelo que os problemas agora encontrados, são mais um "passo" atrás para os materiais sintéticos.
As rolhas de plástico e metal controlam 20% da quota de mercado de vedantes, sendo estas rolhas uma "forte ameaça em termos de volume, já que nos vinhos considerados de segunda linha, este problema não tem qualquer interferência na sua qualidade", já que não ficam em repouso durante grandes períodos de tempo. Texto baseado na notícia colocada em: http://www.jornaldenegocios.pt

A notícia original pode ser lida em The Times.

Esta notícia vem apenas confirmar aquilo que já aqui tinha sido anunciado e que se pode ler lido no post: Screwcap não é o que parece...

3 comentários:

Luis Prata disse...

Boas João,

Sempre desconfiei um pouco das rolhas de plástico, mas sempre sem uma justificação válida. Ora aqui está uma evidência.

1 Abraço

João de Carvalho disse...

Exactamente, e apenas vem confirmar aquilo que eu já tinha lido anteriormente como pode ver no link colocado.

prtbarata disse...

Esperemos que sim, pelo bem da cortiça e porque não... do vinho!

 
Powered By Blogger Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 2.5 Portugal License.