Copo de 3: PROVA Cem réis Reserva 2005

12 janeiro 2007

PROVA Cem réis Reserva 2005

Para dar seguimento a esta pequena onda de novidades no nosso mercado, desta vez viramos para sul e paramos perto da bonita vila de Redondo, rumamos à Aldeia da Serra e a meio caminho deparamos com a Herdade da Maroteira, um projecto de Turismo Rural onde o simpático casal Philip e Margarida são os anfitriões.
A Herdade da Maroteira dispõe de vinha, na sua grande maioria Syrah, e a partir daí nasceu a vontade de fazer um vinho, o vinho que será exportado para o mercado Holandês com o rótulo aqui apresentado face o rótulo destinado a Portugal ainda não estar acabado, o nome a atribuir será Cem Réis com a imagem da nota no rótulo... é esperar para ver.

Cem réis Reserva 2005
Casta: Syrah - Estágio: 70% estágio em barricas novas Americano/Francês e 30% em barrica de primeiro ano compradas ao Mouton Rothschild - 14% Vol.

Tonalidade ruby escuro com ligeiro toque violáceo.
Nariz inicialmente um pouco fechado, indica boa extracção, ligeira austeridade a lembrar lagar de pedras mármores, vai abrindo a pouco e pouco com o passar do tempo, frutos negros fazem a sua apresentação bem maduros, acompanhados de certo químico e vegetal em plano de fundo, brisa fresca com flores abre a porta aos derivados do estágio em barrica, chocolate negro, tabaco, leve baunilha, fumo e torrados presentes, antes do final ainda aparece em cena um toque especiado que dá um toque apimentado ao conjunto em final balsâmico.
Boca com boa entrada, bom corpo, macio e redondo, apenas uns taninos mais maroteiros que não chegam a incomodar, a fruta está presente, chocolate negro com algum vegetal, boa prova de boca com frescura a dar bastante prazer, ligeira sensação de doçura, final a lembrar hortelã-pimenta.

Isto é uma entrada com o pé direito, mas que belo Syrah, o preço vai rondar os 8€, um vinho que tem tudo para agradar, a dar grande prazer neste momento mas não vira cara a uma possível guarda.
Agradeço ao meu amigo Rui por me ter chamado a atenção para este novo produtor...
16,5

Sem comentários:

 
Powered By Blogger Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 2.5 Portugal License.