Copo de 3: PROVA Quinta do Abrunhal Colheita 2003

14 outubro 2005

PROVA Quinta do Abrunhal Colheita 2003

Vem das terras do Dão, este D.O.C. Colheita de 2003, Quinta do Abrunhal.
Dos terrenos arenoso-graníticos, foram escolhidas as castas, Alfrocheiro, Touriga Nacional e Tinta Roriz, com cerca de 40 anos, esmagamento sem desengace e fermentação espontânea em lagares abertos de pequena dimensão.
Estagiou em tonéis de madeira e foram produzidas 6530 garrafas, sendo esta o nº0672 e apresenta-se com 13% e custou cerca de 3,70€.
Tonalidade granada intenso, em nariz aroma inicial a cacau, abrindo para notas de fruta vermelha e negra madura, juntando-se ao conjunto alguns aromas de madeira, torrados, alguma esteva, notas florais acompanhadas de alguns aromas balsâmicos (mentol).
Tem entrada forte na boca, com corpo presente mas sem grandes exageros e conjunto controlado, ligeira secura dos taninos, bom entendimento entre nariz e boca, mostra um final médio/longo.
15

8 comentários:

Anónimo disse...

Já conhecia este vinho. Este produtor foi um antigo sócio da Cooperativa de Vila Nova de Tazem (concelho de Gouveia). O enólogo é o Rui Moura Alves, que é bastante conhecido pelos seus vinhos bairradinos feitos à moda antiga. Com engaço, em lagares e madeira avinhada.
Este produtor também lançou um espumante.

TR disse...

Também gosto deste vinho!

(Sophisticated lady)

Ana disse...

Descobri hoje este seu blog e gostei imenso de ler. Eu vivo no Canadá e infelizmente 80 ou 90% dos vinhos que menciona hoje e no futuro não me aparecem aqui. Por cá temos o Dão Terras Altas, Mateus Rosé, vinho verde das Caves Aliança, o Periquita do José Maria da Fonseca, e Casal Mendes. Estes são os que encontro aqui em Otava. É provável que haja mais alguns em Toronto ou em Montreal onde o número de emigrantes portugueses é substancialmente maior.

Tenciono registar-me num curso de "conhecedor de vinhos" que um dos nossos "college" (não sei qual o equivalente em português)oferece aqui. Embora o curso seja dado com base em vinhos canadianos, creio que o saber se transfere bem para os portugueses.

Continuarei a ser uma leitora assídua.

João de Carvalho disse...

O COPO DE 3 dá as boas vindas às duas leitoras, e os vossos comentários são sempre bem vindos.

Anónimo disse...

Belo vinho a um preço muito chamativo para a qualidade oferecida... muito bem este Dão.

Beja

João de Carvalho disse...

Caro Zé Tomaz, pelos motivos que lhe foram explicados a sua mensagem foi removida.

Jose Tomaz Mello Breyner disse...

Caro João Pedro

Pois... é pena, uma vez que estava apenas a dar uma indicação de um site sobre vinhos ás nossas 2 novas participantes, e onde elas poderiam aprender um pouco mais sobre este interessante "Mundo" e até poderiam participar num forum muito interessante onde poderiam colocar as suas duvidas.

Foi apenas essa a minha intenção, esclarecer estas 2 jovens amigas, e não fazer publicidade aos 5 as 8 que não precisam dela como sabe.

Um abraço amigo


Zé Tomaz

João de Carvalho disse...

Como sabe meu amigo Zé Tomaz são apenas as regras da casa... mas é mais que óbvio que as duas Senhoras, conhecem perfeitamente o site www.os5as8.com , que eu também frequento.

 
Powered By Blogger Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 2.5 Portugal License.