Copo de 3: Guia - Vinhos de Portugal 2007

26 setembro 2006

Guia - Vinhos de Portugal 2007



Todos os anos são lançadas as chamadas Bíblias dos Enófilos, ou por outras palavras os Guias de Vinhos, este foi o primeiro a sair para o mercado este ano.
Neste caso em concreto, é sem dúvida O GUIA, são 13 anos de trabalho que o transformaram numa referência obrigatória para todos os enófilos, onde o Crítico João Paulo Martins dá a sua opinião sobre o que encontramos no mercado e os que vamos encontrar no próximo ano, sim porque o que se procura num guia de vinhos é novidades, saber que vinhos vamos poder encontrar nos próximos tempos, ter uma orientação fiável no real valor dos mesmos, saber se o vinho está de acordo com o nosso gosto pessoal para o poder comprar e muitas vezes até comparar com o que foi dito pelo autor, porque o vinho dá para comparar opiniões e com isto se aprende bastante.
Este ano no Guia 2007 contamos com algumas novidades, aumentou o número de páginas passando de 382 de 2006 para umas 416 neste 2007, a destacar e bem a tão esperada mudança da escala classificativa dos vinhos, passando agora para uma escala de 10 a 20 valores em sintonia com a Revista de Vinhos onde o autor faz parte do painel de provadores, tendo em vista uma melhor comparação dos vinhos de um lado com o outro, algo muito bem visto e que se aplaude.
Outro destaque foi a qualidade do papel que ao que parece melhor mais uma vez, a par disto tudo algumas ligeiras diferenças podem ser encontradas, tudo sempre para melhor que era o que se podia esperar do «guia de vinhos mais vendido em Portugal».

Resta-me então deixar os sinceros parabéns ao autor do guia, pelo excelente trabalho apresentado.

21 comentários:

Blog De Vinis disse...

Querido Joao,
me encantaría que miraras en la Guia, por favor, si se distribuye en España o si hay un mail donde poder escribir para que me la manden. Parece muy interesante y me encantaría poderla tener.
¡Muchas gracias!
Joan

Anónimo disse...

Quem terá escrito isto?

"...continuo a nao entender a defesa que se faz a certos 'GURUS' que apenas lançam um guia de vinhos em que expressam os seus gostos pessoais e servem apenas de guia de consulta..."

http://www.os5as8.com/forum/viewtopic.php?p=6760&highlight=#6760

Vai ser censurado este comentário mas aqui fica na mesma

Anónimo disse...

Caramba isso é que andar a procurar e vasculhar só para "lixar, engatar, provocar".

Enfim. Percebe-se quem anda por aí.

Não ponho o nome porque não quero

João de Carvalho disse...

Amigo Joan tenta un mail para el autor del libro, jjpaulom@sapo.pt

Saludos

Blog De Vinis disse...

Muchas gracias, Joao!
Por cierto, a quienes otorgan valor a una guía sin más: debieran saber que la información es valiosa per se, sin más. La discriminación de la información, en segundo lugar, si uno tiene criterio propio, ya es cuestión de cada cual, no de la guía y de lo que dice quien la escribe.
Saludos cordiales,
Joan

João de Carvalho disse...

Pois caro Coerente, será que é ??... essa tal defesa de que fala é semelhante à mesma que se faz a outros ditos «Gurus»
Mas já que não defende este Guia, senão não estava tão melindrado, eu defendo este guia como defendo as minhas palavras que tão sábiamente foi rebuscar no passado, e não tenho medo em dizer publicamente EU DEFENDO ESTE GUIA, o qual utilizo como gosto mais, GUIA DE CONSULTA, mas por ventura o Sr/Sra deve pertencer ao grupo de defensores de outro GUIA pelo que a história continua na mesma... o que resulta numa incoerência da sua parte.

As melhoras.

Já agora antes de copiar opiniões pessoais de alguém convém pedir autorização ao autor das mesmas, pois se não o fizer pode ser acusado de plágio.

Anónimo disse...

Senhor Copo de 3

A frase citada foi retirada de um sitio publico onde que eu saiba não existem direitos de autor a pagar. No entanto caso seja o autor das palavras citadas, e caso queira apresentar a conta, poderá sempre fazê-lo para o meu e-mail que aqui deixo:

sejacoerente@amadores.bebe

Anónimo disse...

Tanta má-língua, comentários amargos e provocadores só pode significar que o blog está com mais sucesso dos que alguns espectadores podem digerir...
O meu aplauso, caro J.P.!

Anónimo disse...

Os cães ladram e a caravana passa. Continua a fazer este blog. O pessoal agradece.

Anónimo disse...

Ó Copo de 3, um dia destes convido-te para escreveres na Revista de Vinhos?

Ass. João Geirinhas

Anónimo disse...

Para o João Pedro
O que não há dúvidas é que vinho sem petisco é monótono. Aqui, mais uma vez se prova que com "boa" companhia e com um bom petisco a coisa melhora. E que belo petisco está aqui servido. A "malta" gosta disto, olá se gosta.
Mas o João pode explicar-me o que fez a essa "malta" para andarem tão assanhados. Não os vejo criticarem o seu trabalho aqui no copo de 3, criticam-no por participações noutrs foruns. Mas precisa deles para quê? Porque não os deixa a falar sózinhos, adulados pela sua corte? O João já tem pernas para andar, não precisa de apoios. O caminho está à sua frente. Ponha "O alentejano" de férias.
Gostei de o ver tomar posição sobre o guia de vinhos. É a posição de quem não está nem anda comprometido.

Par o coerente
Com que então gato escondido com rabo de fora. Essa dos direitos de autor vai ser tema doutra conversa. O prometido é devido..

Para o anónimo
Espero que consiga dormir em paz, depois de assinar um comentário com o nome de outro. É tudo uma questão de coerência, não é verdade?
Enfim , os blogs têm destes riscos, e ainda aparecem alguns com a mania da assinatura para manterem o diálogo. Não Há paciência.

Não assino porque não quero.

Anónimo disse...

OH, AC!, SE NÃO ASSINAR VEM AI O BICHO MAU E... E... SI PÊGÁ U BICHU CÓMI!

VinhoDaCasa disse...

Eu como blogger do Vinho da Casa, venho aqui apenas acentuar aquilo que já foi dito por outros comentadores.

Força João Pedro, continua com o teu belo trabalho e vê lá se lanças mas é um guia de vinhos só do Alentejo. :)

Acho ridículo haver invejas perante pessoas que nem sequer se assumem como entendedoras de vinhos, apenas se dizem apreciadoras.

Repito, falo por mim, o mundo do vinho deve ser um mundo amistoso e cordeal. Eu como vizinho informático, já aprendi muito com o João, e não tenho vergonha de o dizer. Aliás foi à custa dele que apareci no Fórum COV, que ganhei algum olho clínico no mundo vínico na Internet, etc etc etc.

Se te tentam pisar é porque ocupas espaço.

Abraço.

Anónimo disse...

Realmente neste blog faltava um pouco de humor. Felizmente ele aí está, e como não podia deixar de ser, bem conseguido. É difícil conseguir identificar a sua origem, não só pelo fluente inglês, como também pela prosa seguinte. Não deve ser português, pois por cá andamos parcos de humor, deve ser híbrido. Mas "the five", não percebi, quem é o bicho mau? E se vier quem vai comer? Talvez o autor do comentário pois este está um pouco amaneirado.
E já agora, não seja precipitado, não leia só o fim do romance para saber quem é o bandido, leia tudo e comente no fim (se for capaz).

Com medo do bichinho mau estive quase a assinar.

Anónimo disse...

Frexou, cobrinha traicoeira, cai na real. So das vontade de rir. (Atencao que os comentarios sao censurados e com um criterio bem definido!)

Anónimo disse...

AC,
Não resisti... com o tom inquisidor daquele senhor nos comentários da prova dos Ferreirinha, só consegui imaginar um aterrador tribunal, o resto do nome é a tradução literal

THE-FIVE-AT-EIGHT

não queria ser assim tão óbvio, mas atendendo à origem das espécies

(a propósito, http://origemdasespecies.blogspot.com, bom blog, tem andado um pouco parado, mas espreitem sempre que possam, infelizmente não sou o autor...)

em particular do seu sumo sacerdote (e executor) dos autos-de-fé vivos e coloridos, pareceu-me melhor ser discreto, para diminuir a pesadona herança que vem dessas bandas; é preciso cortar o cordão umbilical ou, com diz, pôr "O alentejano" de férias.

Não sacrifiquemos o Frexou, está num "eixo" muito delicado, tem relações com duas pessoas muito distintas, e imagino o custo de tentar gerir ambas, especialmente aquela que lhe demonstrou uma estranhíssima lealdade; como é que se diz mesmo? Com amigos destes quem é que precisa de inimigos?, verdade?

Adiante, quanto ao livro do JPM, se se recomenda, talvez gaste aí uns Euros, dei-me ao luxo de deixar passar o guia de compras da RV...

Anónimo disse...

Amigo, pelos vistos continuam a existir, aqueles que possuem horizontes muito limitados e, como nada mais devem ter de fazer, divertem-se a maldizer o trabalho dos outros!!! Para "eles" só posso citar Honoré de Balzac:
"É tão natural destruir o que não se pode possuir, negar o que não se compreende, insultar o que se inveja".
Continua amigo, pois continuo a gostar do teu trabalho, daquela informação que nos vais proporcionando, das opiniões que nos vais dando e, fundamentalmente não te esqueças que tens muitos amigos que estão contigo!!!
Tenho a humildade suficiente para te dizer: "Amigo à custa do teu blog tenho provado dos melhores vinhos que já bebi"!!! OBRIGADO!!!
Para os ditos detractores, que meditem bem numa citação de Bertrand Russel:
"O invejoso em vez de sentir prazer com o que possui, sofre com o que os outros têm!"

Rui Knopfli

Anónimo disse...

Dois comentários de um "anónimo" "coerente":do anónimo:"Atencao que os comentarios sao censurados e com um criterio bem definido!";
do "coerente" :"Vai ser censurado este comentário mas aqui fica na mesma".
Será que estes senhores (não serão o mesmo) julgam que estão noutro local, ou pensam que com este tipo de insinuações tiram o crédito ao blog. Mas será que não conseguem ser sérios e explicarem de uma vez por todas o que pretendem. Não há paciência.
Será que alguns perderam a coragem de assinar os seus comentários?

Anónimo disse...

Oh! coerente
Está bem, fui ler esta tua importante contribuição no blog

http://www.os5as8.com/forum/viewtopic.php?p=6760&highlight=#6760

mas se é para nos dares a conhecer os5às8 (mas eles não são já muuuuuito conhecidos?)vou ali já venho.
Será que foi esquecimento o não referires que o comentário do Alentejano foi em 27 de Outubro de 2002?
Será que isto não quer dizer nada?
E tu não mudas de opinião à medida que vais crescendo?
Não, porque tu és coerente...blá, blá, blá

Anónimo disse...

Aquilo hoje por lá está uma novela mexicana. O boss daquilo foi à TV e está toda a gente emocionada, como sempre, a gabar o homem.
Up, up and away, já dizia um outro super-herói.

João de Carvalho disse...

Caros anónimos

Gostaria de saber as vossas opiniões sobre o novo Guia do João Paulo Martins, em vez de discutir assuntos que não dizem respeito ao Copo de 3.

O que acham da mudança de escala ? Concordam com as notas atribuidas ? Quais os vinhos que ficaram curiosos em provar ?

 
Powered By Blogger Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 2.5 Portugal License.