Castas Aragonêz, Trincadeira, Castelão e Alicante Bouschet - estagiou em quartolas de carvalho - 14% Vol.
Tonalidade ruby escuro de concentração média alta.
Nariz a mostrar uma boa intensidade aromática, fruta (vermelha e negra) madura e ligeiramente compotada, sensações de mato, esteva, floral com ligeira baunilha em companhia de torrado, fumo, ligeiro cacau e uma brisa mentolada em fundo, tudo muito bem colocado num aroma envolvente.
Boca a mostrar uma boa entrada, corpo com boa estrutura, fruta presente em companhia de leve apontamento vegetal, vinho de final longo e persistente.
Mais um vinho do Couteiro-Mor, neste caso o Colheita Seleccionada, que desde o ano de 1999 tem sido um dos meus vinhos de eleição, podendo ficar esquecido uns tempos na garrafeira que até vai agradecer.
Um belo vinho Alentejano, fiel representante das suas terras, com um preço a rondar os 4€ no Pingo Doce e a mostrar uma belíssima relação preço/qualidade.
6 comentários:
Desculpa a minha ignorância, mas o que são cartolas de carvalho?
Caro copo de 3, realmente este couteiro mor é um tinto alentejano bem feito, com um preço sensato e que dá um enorme prazer de beber.
Caro pingus acho que a cartola é uma variante de quartola, nome dado a uma pequena pipa que correspondia a um quarto de tonel.
Mas não tenho a certeza desta informação.
João,
Um dos meus alentejanos predilectos foi mesmo o Couteitro Mor Col. Seleccionada de 2001. Grande vinho... é pena é custar € 12 no Corte Inglês e o Pingo Doce há muito não o ter.
E tens razão, evolui bastante bem.
Abraços,
N.
Ola Pingus, as quartolas de madeira são muito semelhantes às barricas, levam um pouco menos.
Este assunto das pipas, meias pipas, tonel, quartola... é um assunto que tenho vindo a investigar.
Se por exemplo um tonel leva 840 litros ou duas pipas, uma pipa 423 litros, uma quartola equivale a meia pipa ou 1/4 de tonel 210 litros. Ora aqui entramos com a Barrica que vai levar 225 litros e onde vamos colocar a dita barrica ? Será equivalente a uma quartola ?
Boas,
Esta é a minha estreia em blogs temáticas sobre a temática.
Trocámos entretanto uns mails sobre o tema e sobre o equacionar feiras de vinhos versus visitas às adegas.
Num 1º périplo hoje iniciado, enchi um pedaço da "adega caseira no pingo doce" !
Entre as compras 2 versões de Couteiro Mor, realçando que o preço desta era 3.48 garrafa, mas na compra de caixa apenas paga 5!
Ora lá temos de equacionar a poupança máxima versus fruta máxima!
Sai pois cada garrafa a 2.90 !
Se a qualidade for em linha com o passado ... k bom! Na versão Couteiro Mor de 2.39 seguindo o mesmo critério ficamos com um preço por garrafa de 1.99 !
Agora resta degustar e confirmar a opção.
São contudo vinhos que a crítica costuma enaltecer!
Vale o k vale.
Cumptos,
Dom Baco
Seja muito bem vindo e continue a participar sempre que achar oportuno.
Este Couteiro Mor Colheita Seleccionada é de facto um vinho com uma grande relação preço/qualidade e com promoção sabe ainda melhor :)
Boas provas.
PS: Depois dê a sua opinião sobre os vinhos, será de certo muito bem recebida.
Enviar um comentário