Copo de 3: Soalheiro Alvarinho 2007

01 dezembro 2008

Soalheiro Alvarinho 2007

Soalheiro Alvarinho 2007
Castas: 100% Alvarinho - Estágio: n/d - 12,5% Vol.

Tonalidade amarelo citrino de laivo esverdeado

Nariz a mostrar uma belíssima intensidade, limpo e com belo lote de fruta madura presente, desde os citrinos (toranja, limão) que ganham algum destaque em todo o conjunto, com ligeiro pêssego e tropical, num todo que mostra uma enorme finura no trato. Intercalando com o que já foi dito, surgem notas de vegetal fresco (relva recém cortada) e uma bem presente mineralidade em fundo.

Boca a mostrar um conjunto bastante afinado, com fruta madura na sua veia mais tropical, banhada por uma uma frescura/acidez citrina que lhe confere uma belíssima vivacidade durante toda a passagem de boca. Por momentos dá a sensação de ligeira untuosidade na boca, como que a interligar todos os detalhes que nos vai mostrando, complementando-se ainda com um suave vegetal fresco em fundo mineral, num final longo e de boa persistência.

O vinho Soalheiro, foi o primeiro vinho verde feito a partir da casta Alvarinho a surgir em Melgaço. Deste então, já lá vão 26 anos, tem vindo a afirmar-se como uma das grandes referências nacionais no que toca a vinhos brancos de grande qualidade.
É um vinho que dá uma prova de altíssimo nível quando novo, mas que não vira cara a uns anos de cave onde irá desenvolver outros níveis de complexidade. Com um preço que ronda os 8€ numa grande superfície comercial , é um vinho a não perder.
17

4 comentários:

Luis Prata disse...

O meu Alvarinho de eleição.

1 Abraço

Anónimo disse...

O meu tambem era mas agora e o "Casa de Canhotos"

João de Carvalho disse...

E o que levou a essa mudança de opinião ?

Abílio Neto disse...

João,

O ponto que falta para 18 deixaste para o 1ªs Vinhas...?

Abr.,

An

 
Powered By Blogger Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 2.5 Portugal License.