Copo de 3: TERRAS DO AVÔ branco 2008

28 dezembro 2009

TERRAS DO AVÔ branco 2008

Em prova mais uma "novidade" que nos chega da Madeira, um branco feito de Verdelho da Madeira, talvez o "verdadeiro" Verdelho que nos devemos orgulhar de o ter e que deve ser preservado e divulgado.
Este branco VQPRD Madeirense é produzido na freguesia do Seixal na costa norte da Ilha da Madeira, a partir da casta Verdelho da Madeira. Dá pelo curioso nome de Terras do Avô, e é produzido pela Sociedade Duarte Caldeira e Filhos - Seixal Wines, Lda. Com a enologia a cargo de Paulo Laureano e João Pedro Machado, foram produzidas e engarrafadas 4959 garrafas na Adega de São Vicente, no dia 15-02-2009. Os originais rótulos foram desenhados pelo artista plástico madeirense Marco Fagundes Vasconcelos, com os verdes destinados aos brancos e os vermelhos aos tintos.

TERRAS DO AVÔ branco 2008
Castas: 100% Verdelho Madeirense - Estágio: Inox - 12,5% Vol.

Tonalidade amarelo citrino de concentração média/baixa.

Nariz de mediana intensidade, fruta a invocar certa dose de tropicalidade, toque vegetal fresco, conjunto algo contido que se mostra em ambiente fresquinho com mineralidade ligeira e a fazer-se sentir em fundo.

Boca com entrada a mostrar uma fruta assente na tropicalidade e que se mostra bem presente, bom na estrutura, corpo mediano em sintonia com a prova de nariz. Bom equilíbrio entre fruta e acidez, poderia apresentar um pouco mais de largura e comprimento em boca. Final mediano com recordação mineral.

Uma estreia muito simpática e direi mesmo, promissora. Apesar de bem feito e do prazer que deu e dá durante a prova, o único senão é mostrar-se algo contido, quer na forma como se expressa a nível de aromas quer na forma como se comporta na boca. A temperatura de serviço recomendada para , os 10/12ºC, mostra-se perfeito para acompanhar umas ameijoas ao natural. O preço recomendado ronda os 10€. 15,5 - 89 pts

Sem comentários:

 
Powered By Blogger Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 2.5 Portugal License.