Segundo o site http://www.vinhosdoalentejo.pt/artigos/1112872811.pdf o vinho do Alentejo é o vinho mais consumido em Portugal, com um acréscimo de 10% no seu consumo... coisa pouca cerca de 56.600.000 litros, em comparação com o ano de 2003.
A verdade é que segundo o estudo realizado, o Alentejo ganha aos pontos,a todas as outras regiões, quer no vinho Regional ou mesmo no DOC.
Podemos ler que, «...os consumidores de vinho continuam a preferir os “Vinhos do Alentejo”, com uma quota média de mercado nos últimos três anos, de 33,4% DOC e de 56,3% Regional, no conjunto do consumo de vinhos na restauração e nas grandes superfícies comerciais, onde competem todos os vinhos, incluindo os de maior qualidade e prestígio. Certamente que as estratégias comerciais utilizadas pelos produtores e comerciantes de vinhos do Alentejo, têm sido valorizadas pelos consumidores, os quais na falta de maior conhecimento sobre marcas, têm como referência de garantia de qualidade do vinho, a denominação de origem ou a indicação geográfica... ...O comércio de vinhos de qualidade em Portugal é liderado pelos ‘Vinhos do Alentejo’, bastante acima de qualquer outra região, com uma quota de mercado de 43,2%, média dos últimos 3 anos.»
Parabéns a todos os intervenientes pelo excelente trabalho.
E como bem diz a frase: Vinhos do Alentejo, mais que conhecimento: sabedoria.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
3 comentários:
Mais uma vez gostei do post.
Provérbio português:
O bom vinho alegra o coração do homem.
"O vinho dá força ao coração. Dá calor ao rosto. Tira a melancolia. Alivia o caminho. Dá coragem ao mais covarde. Faz esquecer todods os pesares."
ESPIÑEL
Para complementar:
- Porque é que os vinhos alentejanos são os melhores?
- Porque não trabalham no estômago!
Prezado João Pedro: seu blog é espetacular, primoroso, apaixonante desde o primeiro olhar.Parabéns.Que tenhas vida longa e feliz.
Sérgio Ferreira, São Paulo,Brasil.
Enviar um comentário