Copo de 3: PROVA Quinta da Pellada Tinta Roriz 2000

15 setembro 2005

PROVA Quinta da Pellada Tinta Roriz 2000

Falar de Dão, é falar de Álvaro de Castro, e de Quinta da Pellada, e ao mesmo tempo falar de qualidade.
Este vinho é um exemplo fiel, elaborado apenas com Tinta Roriz (Aragonês), tem estágio de 8 meses em Carvalho Americano 50% e Carvalho Francês 50%, apresentando-se com 13,2% de álcool.
Côr granada.
No nariz mostra-se concentrado, com boa entrada de fruta vermelha madura, vai evoluindo, dando lugar para os aromas derivados do estágio em madeira e também da evolução em garrafa, caramelo de leite, notas de esteva, fumo, torrados, baunilha, chocolate, tudo vai aparecendo numa constante evolução no copo.Muito bom bouquet, bem equilibrado e de bom nível.
Na boca é redondo, tem a presença da fruta, algum chocolate aliado a uns taninos sedosos, leve acidez que lhe dá uma frescura muito agradável em final especiado, final longo.
Muito bom vinho, que se apresenta com o perfil da Tinta Roriz em versão Dão.
17

3 comentários:

Anónimo disse...

Gosto bastante deste vinho, tal como toda a gama deste produtor, é bom saber que o vinho ainda se encontra com saúde, pois tenho algumas garrafas e já pensava em que estado estaria o dito.
Agradeço então pelo serviço prestado.

João de Carvalho disse...

Quando provar, se quiser colocar a sua opinião, será muito bem vinda.

Anónimo disse...

Sempre gostei muito deste produtor. São dos poucos que mantêm a consistência de ano para ano. Relativamente a este vinho, sempre fiquei muito admirado por ter passado ao lado da crítica. Ainda tenho uma em minha casa...e pelos vistos ainda tem muito para dar!
R.Miguel

 
Powered By Blogger Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 2.5 Portugal License.