Copo de 3: Herdade das Servas Syrah/Touriga Nacional 2005

02 janeiro 2009

Herdade das Servas Syrah/Touriga Nacional 2005

De bem perto de Estremoz, na Herdade das Servas, resultante de um lote de duas das mais importantes castas a nível mundial (Syrah e Touriga Nacional), saiu faz algum tempo para o mercado o Herdade das Servas Syrah/Touriga Nacional da colheita de 2005.
Um lote que antes de ser montado, o enólogo da casa Tiago Garcia tornou possível que no evento Vinum Callipole fossem provadas as duas castas a solo, onde a Syrah viria a ser alvo de enormes elogios por parte dos provadores, pairando na altura uma dose de esperança que dali fosse sair o primeiro Syrah da Herdade das Servas (o que não veio a acontecer).

Herdade das Servas Syrah/Touriga Nacional 2005
Castas: Syrah (70%) e Touriga Nacional (30%) - Estágio: 12 meses em carvalho francês e americano - 14,5% Vol.

Tonalidade ruby escuro de concentração média/alta.

Nariz onde se sente um conjunto com boa dose de frescura, despertando uma leve brisa floral dando passagem para uma boa dose de fruta madura (framboesa, amoras) e ligeira geleia das mesmas. Complementa-se com especiarias (pimenta, cravinho), baunilha, torrado das madeiras, cacau, e um toque de vegetal fresco de fundo. É um conjunto onde se pode encontrar um bom entendimento entre Syrah e Touriga Nacional, resultante num vinho bastante atractivo.

Boca de entrada elegante com bela estrutura, fruta fresca e bastante presente ao lado de alguma geleia a fazer-se sentir juntamente a tosta e especiaria. Os taninos mostram-se cooperantes, embora alguns ainda por acomodar, num toque de harmonia que engloba todo o conjunto. O final de boca mostra-se de boa persistência.

É um vinho fácil de se gostar, conjugando tudo de maneira a que agrade a um leque bastante alargado de consumidores. Foram produzidas cerca de 6.600 garrafas com preço a rondar os 15€, encontrando-se esgotado no produtor, revelador da enorme aceitação por parte do público. Ainda com tempo pela frente é uma aposta segura tal como os restantes vinhos deste produtor.
16

Sem comentários:

 
Powered By Blogger Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 2.5 Portugal License.